Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Ativistas enchem campos de golfe com cimento contra desigualdades na água

Em Oeiras, o coletivo Climáximo acusou a população mais rica de gastar a maioria dos recursos no mundo, numa semana em que foram batidos todos os recordes de temperaturas a nível mundial.

Um grupo de ativistas climáticos decidiu protestar contra as desigualdades sociais no acesso à água e a utilização excessiva desse recurso, especialmente numa altura de seca, entrando em campos de golfe na cidade de Oeiras, na noite de quinta-feira, e enchendo os buracos com cimento.

Num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o coletivo Climáximo - que é, a par da Greve Climática Estudantil em Portugal, o grupo de ativismo climático mais ativo do país - partilhou fotografias do protesto, onde é possível ver o cimento a ser despejado nos buracos e as novas bandeiras deixadas pela organização.

"Esta noite, ativistas do Climáximo encheram com cimento buracos do campo de golfe em Oeiras, protestando a desigualdade no acesso à água, e a responsabilidade acrescida da alta classe pela crise climática. Trocaram as bandeiras características por outras, onde se lê 'Seca brutal, injustiça social!'. A ação surge após se verificar a semana mais quente desde que há registo, coincidente com uma vaga global de fenómenos climáticos extremos, e mais de 80% do território português estar em seca desde abril", explicou o coletivo.

Em Portugal, o Climáximo já protagonizou protestos em que ativistas se sentaram na rotunda de acesso ao aeroporto ou à frente do acesso à refinaria de Sines, procurando alertar para o impacto destes setores na crise climática e nas emissões poluentes.

Sobre o protesto da noite passada, a organização acrescentou que "a crise climática e a escassez de recursos vindoura irão acentuar desigualdades já existentes na nossa sociedade, onde 1% detêm a maior parte da riqueza, enquanto pessoas comuns lutam por uma vida digna".

"É urgente cortar emissões e gerir recursos com vista ao interesse público", reiterou o coletivo, recordando ainda que "o 1% é 72x mais responsável por emitir CO2 que a metade do mundo mais pobre". "Não podemos mais tolerar os luxos dos ultrarricos enquanto o planeta arde à sua conta, e a água comum escasseia", concluiu o comunicado.

O protesto é o mais recente episódio de uma crescente radicalização de ativistas climáticos na Europa. Vários grupos, em países como Alemanha, França, Reino Unido e mesmo em Portugal, defendem que ações mais radicais são necessárias dado o escasso tempo que resta para os governantes tomarem medidas que permitam às próximas gerações viver num planeta habitável.

As ações contra campos de golfe não são novas e já foram registadas em França e em Espanha, onde a situação de seca extrema está a causar uma grave crise no setor agrícola e em vários serviços.

Leia Também: Ativistas do clima bloqueiam pistas de dois aeroportos na Alemanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório