Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Sta. Maria desafia a dar sangue 'à boleia' de simulador de motociclismo

O simulador será instalado junto à unidade de colheitas de sangue.

Sta. Maria desafia a dar sangue 'à boleia' de simulador de motociclismo
Notícias ao Minuto

17:04 - 11/07/23 por Notícias ao Minuto

País Doação de sangue

Entre os dias 13 e 15 de julho, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN) levará a cabo uma campanha “inovadora” de dádiva de sangue. Em parceria com a Moto Trainer Portugal, os participantes poderão experimentar um simulador profissional de motociclismo.

As dádivas serão feitas ‘à boleia’ deste simulador, que será instalado junto à unidade de colheitas de sangue do Hospital de Santa Maria, conforme adiantou a entidade, em comunicado enviado às redações.

“Esta ação tem como objetivos aumentar as reservas de sangue, em particular em vésperas das Jornadas Mundiais da Juventude, e promover a segurança rodoviária nesta época do ano”, explicou ainda.

Os interessados terão de se inscrever antecipadamente no simulador da Moto Trainer, que contará com a colaboração dos pilotos profissionais Rodrigo Valente, que corre no campeonato espanhol de velocidade, e Pedro Nuno, que participa no Mundial de Resistência.

“Em Portugal, são necessárias em média cerca de mil transfusões de sangue todos os dias, que dependem da solidariedade dos dadores. Ao doar sangue, está a fazer a diferença na vida de milhares de doentes, desde vítimas de acidentes, até doentes oncológicos ou que precisam de uma cirurgia”, ressalvou a mesma nota, recordando que “uma dádiva de sangue pode ajudar a salvar até três vidas”.

De notar ainda que, para ser dador, “tem de ser saudável, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 18 e 65 anos”.

Leia Também: IPO do Porto trata doente 50 com terapêutica de modificação de células

Recomendados para si

;
Campo obrigatório