Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

D. Américo Aguiar como cardeal? D. José Ornelas fala de "grande alegria"

A nomeação foi, este domingo, anunciada pelo Papa Francisco. Américo Aguiar, que está à frente da organização da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, considerou-se surpreendido com a notícia.

D. Américo Aguiar como cardeal? D. José Ornelas fala de "grande alegria"
Notícias ao Minuto

17:45 - 09/07/23 por Notícias ao Minuto

País José Ornelas

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. José Ornelas, reagiu, este domingo, à notícia da nomeação de D. Américo Aguiar para cardeal, informação hoje anunciada pelo Papa Francisco.

"É com grande alegria que recebi a nomeação cardinalícia de D. Américo Aguiar, Bispo auxiliar de Lisboa, para Cardeal", lê-se numa nota enviada ao Notícias ao Minuto.

O líder da CEP, que é também Bispo de Leiria-Fátima, refere que a distinção é uma notícia feliz para a Igreja Portuguesa "pelo reconhecimento do trabalho" e da "dedicação" que D. Américo Aguiar tem vindo a prestar. 

Ornelas salienta ainda que esta nomeação é um reconhecimento grato pelo trabalho que tem vindo a ser realizado pelo em breve cardeal no seu trabalho à frente da Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza em menos de um mês - de 1 a 6 de agosto - em Lisboa. "Certamente que este é um estímulo para todos os jovens em Portugal, para as Jornadas Mundiais da Juventude que estão à beira de se realizar e certamente que este reconhecimento para nós todos é muito grato", considerou.

Na mesma nota, D. José Ornelas agradece a distinção ao Papa Francisco, desejando "as maiores felicidades no desempenho desta nova missão" que lhe foi confiada.

"Um abraço ao D. Américo, parabéns à Igreja portuguesa e coragem para a JMJ nesta reta final da sua realização em que todos nos encontramos empenhados", conclui na nota.

Já o nomeado, D. Américo Aguiar, considerou hoje a sua nomeação "é uma homenagem à juventude portuguesa" e admitiu-se surpreendido pela notícia.

"Eu li [a decisão] como um gesto do Papa Francisco em relação aos jovens e ao que nos diz insistentemente, de os jovens se levantarem e assumirem o protagonismo nas suas vidas. [...] Nós somos meros intermediários que vamos ajudar a que isso possa ser ainda mais incentivado junto dos jovens", disse Américo Aguiar em declarações aos jornalistas no Entreposto Logístico de Setúbal, onde voluntários preparam a JMJ.

O bispo auxiliar de Lisboa admitiu ter sido surpreendido com a notícia, considerando que o cargo de cardeal representa uma responsabilidade acrescida e que a decisão do Papa não teve a ver com as suas competências, mas sim com a dedicação dos jovens envolvidos na preparação e realização da JMJ.

"Ninguém sonha ser cardeal, acho eu, só se não tiver juízo", apontou Américo Aguiar, com humor.

Leia Também: Nomeação de bispo Américo Aguiar para cardeal é "uma honra para Portugal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório