Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Homem detido em Sintra por transportar 2 mil pacotes de tabaco

GNR suspeita de fraude envolvendo o consumo do tabaco, com prejuízo de quase 100 mil euros em impostos.

Homem detido em Sintra por transportar 2 mil pacotes de tabaco
Notícias ao Minuto

17:05 - 05/07/23 por Notícias ao Minuto

País Tabaco

As autoridades detiveram um homem na segunda-feira, no concelho de Sintra, com dois mil pacotes de tabaco no seu carro, por suspeitas de introdução fraudulenta no consumo dos maços.

Em comunicado, a Unidade Nacional de Trânsito (UNT) da Guarda Nacional Republicana (GNR) explicou que o indivíduo, de 56 anos, foi fiscalizado durante uma operação 'stop', na Estrada Nacional 9, detetando-se então a quantidade muito elevada de tabaco.

"No decorrer das diligências realizadas foi possível constatar que o suspeito transportava dois mil pacotes de tabaco sem possuir estampilha fiscal, tendo realizado a sua apreensão bem como a detenção do indivíduo", explicou a GNR.

Foi também apreendido um veículo de mercadorias.

A guarda acredita que o homem queria introduzir de forma fraudulenta o tabaco no mercado, referindo que os impostos aplicados ao produto iriam "ascender a mais de 98.500 euros em sede de imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e impostos especiais de consumo (IEC)".

O suspeito foi constituído arguido e o caso foi remetido para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.

Leia Também: Organizações pedem medidas de controlo de tabagismo sem "exceções"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório