Homem detido em Sintra por transportar 2 mil pacotes de tabaco
GNR suspeita de fraude envolvendo o consumo do tabaco, com prejuízo de quase 100 mil euros em impostos.
© GNR
País Tabaco
As autoridades detiveram um homem na segunda-feira, no concelho de Sintra, com dois mil pacotes de tabaco no seu carro, por suspeitas de introdução fraudulenta no consumo dos maços.
Em comunicado, a Unidade Nacional de Trânsito (UNT) da Guarda Nacional Republicana (GNR) explicou que o indivíduo, de 56 anos, foi fiscalizado durante uma operação 'stop', na Estrada Nacional 9, detetando-se então a quantidade muito elevada de tabaco.
"No decorrer das diligências realizadas foi possível constatar que o suspeito transportava dois mil pacotes de tabaco sem possuir estampilha fiscal, tendo realizado a sua apreensão bem como a detenção do indivíduo", explicou a GNR.
Foi também apreendido um veículo de mercadorias.
A guarda acredita que o homem queria introduzir de forma fraudulenta o tabaco no mercado, referindo que os impostos aplicados ao produto iriam "ascender a mais de 98.500 euros em sede de imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e impostos especiais de consumo (IEC)".
O suspeito foi constituído arguido e o caso foi remetido para o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra.
Leia Também: Organizações pedem medidas de controlo de tabagismo sem "exceções"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com