Meteorologia

  • 23 JULHO 2024
Tempo
37º
MIN 23º MÁX 37º

Escolas em Almeirim evitam desperdício de até 12kg de alimentos (por dia)

Foi preciso dar formação a todos aqueles que contribuem para as cerca de 1.300 refeições diárias que são colocadas nas mesas escolares todos os dias.

Escolas em Almeirim evitam desperdício de até 12kg de alimentos (por dia)
Notícias ao Minuto

10:31 - 30/06/23 por Notícias ao Minuto

País Desperdício alimentar

As escolas de Almeirim, no distrito de Santarém, iniciaram, este trimestre, uma iniciativa de combate contra o desperdício alimentar. De acordo com uma nota de imprensa enviada ao Notícias ao Minuto, o ‘Projeto Casca IN’ permitiu evitar o desperdício de 10 a 12 quilogramas (kg) de alimentos por dia, durante o período referido. 

Segundo fazem sobressair os responsáveis, isto equivale a uma redução de 220 a 250 kg por mês, o que significa que, em cada ano letivo, a execução deste projeto resultará numa redução do desperdício alimentar na ordem das duas toneladas.

"O projeto consiste na utilização de cascas, talos ramas, folhas de tubérculos e fruto-hortícolas na confeção das refeições escolares", por ler-se no mesmo comunicado, explicando que este tipo de alimentos será destinado a sopas - contrariamente ao que acontecia anteriormente, quando estes eram desperdiçados.

Para que este projeto funcionasse em pleno, foi preciso dar formação a todos aqueles que contribuem para as cerca de 1.300 refeições diárias que são colocadas nas mesas escolares todos os dias.

"A implementação deste projeto implicou a formação de todos os colaboradores das cozinhas, em estreito cumprimento com os procedimentos de preparação da matéria-prima, por forma a garantir a segurança alimentar do produto final”, explica o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, sublinhando que “foi estabelecido um procedimento de preparação dos alimentos, corroborado por suporte analítico microbiológico e foram feitas várias provas de degustação, para garantir que as sopas se mantêm cremosas e saborosas”.

Saliente-se ainda que, "com esta iniciativa, a autarquia visa sensibilizar a comunidade escolar e as famílias para a problemática do desperdício alimentar e para a importância da adoção de medidas que contribuam para maximizar o aproveitamento dos alimentos".

Leia Também: Proposto incentivo à "reutilização e reparação" contra o desperdício

Recomendados para si

;
Campo obrigatório