Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 14º

Marcelo recebeu Associações Ciganas. "Ocasião para relembrar sofrimento"

Encontro teve vista à evocação, no biénio 2025-2026, do quinto centenário da perseguição aos portugueses ciganos.

Notícias ao Minuto

20:21 - 28/06/23 por Notícias ao Minuto

País Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta quarta-feira, em audiência, no Palácio de Belém, representantes das Associações da Comunidade Cigana Portuguesa e elementos da comissão coordenadora com vista à evocação, no biénio 2025-2026, do quinto centenário da perseguição aos portugueses ciganos.

Esta iniciativa, revela uma nota no site da Presidência da República, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, que também integra a Comissão de Honra.

"Trata-se de uma ocasião para relembrar o sofrimento e injustiça sofridos pelas portuguesas e portugueses ciganos nesses cinco séculos", relembrou Marcelo Rebelo de Sousa, que frisou que serve também para celebrar "mais de meio milénio de vida cigana portuguesa e o respetivo contributo para a cultura e identidade nacionais". 

Esta mensagem foi já passada pelo Presidente da República no passado dia 1 de dezembro, ao recordar o reconhecimento do próprio Rei D. João IV, "aos portugueses ciganos que deram a vida pela independência nacional" e mais recentemente, a 24 de junho, por ocasião do Dia Nacional do Cigano.

"Além de uma evocação do passado, a iniciativa ajudará a construir futuro, em áreas tão relevantes como a integração na educação, cultura, trabalho e habitação, convocando a participação da sociedade civil, do poder político central e local e dos parceiros económicos e sociais", pode ler-se por fim. 

Leia Também: Insultos racistas interrompem Spezia-Torino: "Cigano, macaco, preto..."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório