Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 18º

Calor não dá tréguas! Máximas vão chegar aos 40°C em alguns distritos

Dia convidativo a banhos: temperaturas altas (também no mar) e céu limpo ou pouco nublado.

Calor não dá tréguas! Máximas vão chegar aos 40°C em alguns distritos
Notícias ao Minuto

07:37 - 28/06/23 por Ema Gil Pires com Lusa

País IPMA

Esta quarta-feira será mais um dia de muito calor em território nacional, marcado por uma "pequena subida da temperatura, em especial no interior" do país. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para que as máximas possam ascender aos 40 °C em alguns distritos. 

É em Évora e Beja que deverão registar-se esses valores, com mínimas também elas elevadas, de 20 °C. Porém, há outros distritos do país onde os termómetros podem ascender bem acima dos 30 °C: como Portalegre e Castelo Branco (38 °C), Setúbal e Santarém (36 °C), Vila Real e Viana do Castelo (35 °C), e Faro e Viseu (33 °C).

Em Lisboa e no Porto, as temperaturas máximas ficam-se pelos 30 °C e pelos 28 °C, respetivamente, ao passo que na Madeira e nos Açores podem ir até aos 26 °C e 32 °C, por esta ordem.

As temperaturas mínimas estarão, olhando para todas as regiões do país, compreendidas entre os 16 °C e os 24 °C.

De resto, prevê-se a ocorrência de "céu pouco nublado ou limpo", acompanhado de "vento do quadrante norte, por vezes forte no litoral oeste e terras altas, em especial a partir da tarde", segundo a previsão do IPMA. A temperatura do mar, por sua vez, oscilará entre os 20 °C e os 23 °C.

Perante este cenário, o IPMA colocou 21 concelhos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Coimbra em perigo máximo de incêndio rural. São eles: Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Castro Marim (Faro), Chamusca, Constância, Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Fundão, Covilhã, Belmonte (Castelo Branco), Gavião, Nisa (Portalegre) e Oliveira do Hospital (Coimbra).

Devido ao tempo quente, o IPMA mantém os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro sob aviso amarelo até às 18 horas de hoje. O instituto meteorológico citado colocou ainda a costa sul da Madeira sob aviso laranja até às 20 horas de hoje, passando depois a amarelo até às 21 horas de quinta-feira.

Leia Também: Vinte e um concelhos de cinco distritos em perigo máximo de incêndio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório