Meteorologia

  • 03 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 15º

Madeira atingiu ontem recorde de temperatura no mês de junho: 37,4 graus

Em vários pontos da ilha, as temperaturas superaram esta segunda-feira os 30 graus celsius.

Madeira atingiu ontem recorde de temperatura no mês de junho: 37,4 graus
Notícias ao Minuto

16:20 - 27/06/23 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Nunca tinha sido registada uma temperatura tão alta na ilha da Madeira em junho. Na segunda-feira, dia 26 de junho, foi atingido um recorde para este mês, quando se sentiram 37,4 graus. 

A informação, dada pela RTP Madeira, cita dados do Observatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salientando ainda que, em vários pontos da ilha, as temperaturas superaram ontem os 30 graus celsius. 

Também a página especializada 'Meteo Trás-os-Montes' sublinhou este facto, colocando no Twitter a informação: "Ontem, a Madeira registou a temperatura mais elevada desde que há registos, 37,4°C e hoje poderá superar novamente o extremo absoluto da ilha, só faltam 6 décimas". 

De recordar que a costa sul da Madeira vai manter-se sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20h00 de hoje. 

A previsão do IPMA aponta para os próximos dias no arquipélago da Madeira temperaturas máximas da ordem dos 30 graus Celsius, que nas vertentes sul podem atingir os 35 graus.

O restante arquipélago encontra-se sob aviso amarelo e laranja de tempo quente.

Já no que ao que diz respeito à exposição à radiação ultravioleta (UV), o IPMA colocou esta terça-feira a ilha da Madeira em risco extremo e na quarta-feira em risco muito elevado.

Leia Também: Onze distritos sob aviso amarelo devido ao calor (e um a vermelho)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório