Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 16º

Submarino Arpão em "tirada para a história": Navegará 29 dias em imersão

Arpão foi o primeiro submarino português a cruzar a linha do Equador e prepara-se para um novo feito na sua história.

Submarino Arpão em "tirada para a história": Navegará 29 dias em imersão
Notícias ao Minuto

10:35 - 27/06/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

O submarino Arpão, da Marinha Portuguesa, prepara-se para fazer uma viagem histórica ao navegar em imersão durante 29 dias.

Esta "tirada para a história" foi destacada pela Marinhas nas redes sociais, onde explicou que o Arpão irá largar esta terça-feira de Luanda, em Angola.

"O NRP Arpão irá largar hoje de Luanda com destino a Casablanca, numa jornada de 29 dias em que navegará sem vir à superfície", lê-se.

"O submarino Arpão foi o primeiro submarino português a cruzar a linha do Equador e agora prepara-se para novo feito na sua história de 13 anos ao serviço da Marinha e de Portugal", destaca. 

A guarnição de 35 militares será comandada pelo capitão-de-fragata Taveira Pinto.

De realçar que, ontem, no Porto de Luanda, o submarino entregou cerca de uma tonelada de roupa e brinquedos ao "Agrupamento nº4 de Escuteiros Marítimos de Angola que serão entregues ao Orfanato Mamã Muxima, em Angola".

Os artigos doados ~"foram angariados pelos familiares e amigos dos próprios militares do submarino".

O submarino está em missão no âmbito da Iniciativa Mar Aberto, "que tem sido muito relevante no aprofundamento e na manutenção das relações de cooperação, bem como na satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia (PMC – UE)". 

Leia Também: "Por acaso". Navio português resgata pescadores à deriva há vários dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório