Procurar

Navio da Marinha Portuguesa regressa hoje de missão da NATO na Lituânia

Participou na missão 'Assurance Measures', na Lituânia.

Navio da Marinha Portuguesa regressa hoje de missão da NATO na Lituânia

© Marinha Portuguesa

Notícias ao Minuto
27/06/2023 09:11 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

O Navio Patrulha Oceânico (NRP) Figueira da Foz regressa esta manhã a território nacional, após ter participado na missão 'Assurance Measures' da NATO, na Lituânia, informa uma nota publicada no site da Marinha Portuguesa.

A chegada à Base Naval de Lisboa está marcada para esta manhã. Haverá, neste contexto, uma cerimónia presidida pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, que contará com a presença do chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, entre outras entidades.

Recorde-se que a presença do NRP Figueira da Foz e do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º3 na 'Assurance Measures' teve o objetivo de "contribuir para o esforço coletivo de dissuasão, assim como para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por Portugal nos âmbitos bilateral e multilateral, aumentando o clima de confiança e de tranquilização das populações nos territórios da Europa Central e Leste".

Durante a mesma, os militares portugueses "desenvolveram várias atividades de representação nacional, apoiando a política externa e da defesa nacional, em especial no âmbito das relações bilaterais com a República da Lituânia".

Realizaram, ainda, "atividades de treino e exercícios combinados com as Forças Armadas da Lituânia e de outros países aliados e demonstraram as capacidades e mais valias que um Navio de Patrulha Oceânico consegue desenvolver, mesmo no âmbito de uma missão da NATO", explica a nota citada.

O NRP Figueira da Foz, comandado pelo Capitão-tenente Flávio Pereira Eusébio, contou para esta missão com uma guarnição que incluía uma equipa de mergulhadores com capacidade de inativação de engenhos explosivos, uma equipa médica e uma equipa de militares operadores de sistemas aéreos não tripulados.

Leia Também: "Por acaso". Navio português resgata pescadores à deriva há vários dias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10