Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 14º

Recuperação do Colégio de Lamas foi premiada por associação

O Colégio de Lamas, em Santa Maria da Feira, foi premiado pela Associação dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEPC) pela recuperação que operou em contexto de crise, revelou hoje este estabelecimento educativo do distrito de Aveiro. 

Recuperação do Colégio de Lamas foi premiada por associação
Notícias ao Minuto

08:16 - 27/06/23 por Lusa

País Colégio de Lamas

Fundada há 50 anos, a escola em causa sofreu profundas alterações desde 2016, na sequência da cessação, por parte do Governo, dos contratos de associação que financiavam parte da sua atividade, até então em regime semiprivado.

Esse corte nas verbas estatais obrigou o colégio a implementar duas novas valências -- a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico -- e levou-o também a criar uma escola de música, sendo essa adaptação que agora justifica a distinção da AEEPC na categoria "'Turnaround', Mudança Radical ou Recuperação de Crise".

O Colégio de Lamas foi ainda premiado pela sua "Inovação Didática e Metodológica", com o que a AEEPC reconhece o trabalho desse estabelecimento de ensino enquanto "primeira Apple Distinguished School [Escola Distinguida pela Apple] em Portugal". Esse selo da empresa americana de informática certifica, diz a escola, um modelo pedagógico que se sustenta na tecnologia para tornar a aprendizagem "mais intuitiva, colaborativa e autónoma".

Para a diretora do Colégio de Lamas, Joana Vieira, os prémios da AEEPC vêm assim compensar professores, colaboradores, alunos e suas famílias pela "confiança inabalável que depositaram na nova escola" e com a qual viabilizaram a sua trajetória de mudança.

"Com mais de 50 anos de história e uma forte herança pedagógica e humanista, o Colégio de Lamas vive um renascimento. Estes prémios são o reconhecimento da vitalidade e da capacidade transformadora desta comunidade, que conquistou um lugar na vanguarda da inovação em educação, ao adotar metodologias ativas e dinâmicas de projeto, e ao integrar a tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, promovendo a descoberta do conhecimento e a autonomia dos alunos", conclui a diretora da escola.

Leia Também: Santos Silva pede combate ao "conservadorismo do sistema bancário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório