Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Fragata Bartolomeu Dias de regresso após missão da NATO

Após cerca de cinco meses numa missão da NATO, no âmbito da integração da Força Naval Permanente da Aliança Atlântica, a “Standing NATO Maritime Group 1" (SNMG1).

Fragata Bartolomeu Dias de regresso após missão da NATO
Notícias ao Minuto

10:26 - 23/06/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Fragata Bartolomeu Dias, da Marinha Portuguesa, regressa no domingo, dia 25 de junho, à Base Naval de Lisboa, após cerca de cinco meses numa missão da NATO, no âmbito da integração da Força Naval Permanente da Aliança Atlântica, a 'Standing NATO Maritime Group 1' (SNMG1).

Recorde-se que a função primária do SNMG1 é "dotar a NATO de uma capacidade naval permanente e de disponibilidade imediata para conduzir operações militares para intervenção em diversas atividades, na realização de atividades de parceria e interoperabilidade com países amigos e parceiros e no apoio às atividades de transformação no âmbito da formação, treino e desenvolvimento de doutrina tática aliada".

Ainda segundo nota da Marinha Portuguesa, a fragata Bartolomeu Dias é comandada pelo Capitão-de-fragata Rodrigues Pedra e possui uma guarnição de 168 militares, incluindo um pelotão de abordagem do Corpo de Fuzileiros, uma equipa de mergulhadores-sapadores e uma equipa de operadores de Sistemas Aéreos não Tripulado.

A cerimónia de regresso do navio, note-se, será presida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, contando igualmente com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Gouveia e Melo.

Leia Também: Implosão no 'Titan'? "Era cenário mais provável", diz Marinha Portuguesa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório