Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Debate instrutório do processo "Xuxas" marcado para dia 29 de junho

O debate instrutório do processo de narcotráfico que tem como principal arguido Rúben Oliveira ("Xuxas") ficou hoje marcado para o próximo dia 29, por decisão do juiz Carlos Alexandre, disse à agência Lusa fonte ligada ao tribunal.

Debate instrutório do processo "Xuxas" marcado para dia 29 de junho
Notícias ao Minuto

16:39 - 21/06/23 por Lusa

País Narcotráfico

O debate instrutório, preenchido com as alegações do Ministério Público (MP) e da defesa dos arguidos, terá início pelas 9h00 no Tribunal Central de Instrução Criminal.

A fase de instrução do processo que tem como principal arguido Rúben Oliveira, em prisão preventiva e considerado o maior traficante português de droga, arrancou no passado dia 14, numa sessão que durou menos de uma hora e em que alguns arguidos optaram por prestar declarações.

Segundo a acusação do MP, o grupo criminoso, liderado por Rúben Oliveira, tinha "ligações estreitas com as organizações criminosas Comando Vermelho, no Brasil, e Cartel de Medellin, na Colômbia".

Refere ainda a acusação que os arguidos recorriam a "sistemas encriptados tipicamente usados pelas maiores organizações criminosas mundiais ligadas ao tráfico de estupefacientes e ao crime violento" para as suas comunicações.

O processo, com 21 arguidos (18 pessoas e três empresas) incide sobre "uma rede criminosa com ramificações nos Portos de Setúbal, de Sines e de Leixões e no Aeroporto de Lisboa", com a droga (cocaína) a ser transportada do Brasil e da Colômbia, através de contentores marítimos ou em aviões.

Em causa estão crimes de tráfico de estupefacientes, de associação criminosa para o tráfico, de detenção de arma proibida e de branqueamento de capitais.

Leia Também: Dois arguidos do processo "Xuxas" libertados na sexta-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório