Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 29º

Universidade de Coimbra atribui 'honoris causa' ao diretor-geral da OMS

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) vai atribuir o doutoramento 'honoris causa' ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, no próximo dia 28, anunciou hoje a instituição.

Universidade de Coimbra atribui 'honoris causa' ao diretor-geral da OMS
Notícias ao Minuto

13:44 - 20/06/23 por Lusa

País Coimbra

Para o diretor da FMUC, Carlos Robalo Cordeiro, de quem partiu o convite, a distinção a Tedros Adhanom Ghebreyesus é "o reconhecimento a um homem e a uma autoridade da área científica que se destacou pelo papel importante de liderança que assumiu durante a pandemia de covid-19".

"Este título é um momento marcante para a Faculdade de Medicina, uma das mais antigas do mundo, também para a Universidade de Coimbra e, seguramente, para a pneumologia académica nacional", frisou.

Segundo Carlos Robalo Cordeiro, a atribuição do doutoramento 'honoris causa' ao diretor-geral da OMS, que é biólogo e académico, "será também a homenagem de um país que conseguiu uma enorme cobertura vacinal e que superou um enorme desafio de saúde pública, com resultados muito satisfatórios".

Na cerimónia, que se realizará na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, Tedros Adhanom Ghebreyesus terá como apresentante Carlos Robalo Cordeiro e o respetivo discurso de elogio será feito pelo professor António Jorge Ferreira. Já o discurso de elogio do homenageado ficará a cargo do professor Filipe Froes.

Licenciado em Biologia pela Universidade de Asmara, na Eritreia, Tedros Adhanom Ghebreyesus tem mestrado em Imunologia de Doenças Infecciosas pela Universidade de Londres e doutoramento em Saúde Pública pela Universidade de Nottingham.

O biólogo assumiu a Direção-Geral da Organização Mundial da Saúde em 2017. Anteriormente, no seu país, Etiópia, foi ministro da Saúde (de 2005 a 2012) e ministro de Relações Exteriores (de 2012 a 2016).

Leia Também: OMS alerta para doentes em sofrimento por dificuldade de acesso a morfina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório