Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 38º

GNR recupera mocho-galego "debilitado" na Sertã. Alunos deram alerta

Os militares "foram alertados por alunos do Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim, de que uma ave se encontrava no pátio daquela escola, incapaz de voar".

GNR recupera mocho-galego "debilitado" na Sertã. Alunos deram alerta
Notícias ao Minuto

22:40 - 19/06/23 por Notícias ao Minuto

País GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco revelou, esta segunda-feira, que recuperou um mocho-galego juvenil (Athene noctua) "aparentemente debilitado", no concelho da Sertã.

Num comunicado, enviado às redações, a autoridade referiu que, "no decorrer de uma ação patrulhamento", os militares "foram alertados por alunos do Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim, de que uma ave se encontrava no pátio daquela escola, incapaz de voar".

Os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) deslocaram-se ao local para recolher a ave, que "aparentava estar debilitado e com incapacidade para voar".

O animal foi entregue ao Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, "para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural".

Na nota, a GNR lembra que "tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono". 

Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Leia Também: GNR recupera em Viseu retroescavadora furtada… em Cascais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório