Senhor de Matosinhos recebeu dois milhões de visitantes durante 3 semanas

A romaria do Senhor de Matosinhos, que decorreu de 19 de maio a 11 de junho, recebeu mais de dois milhões de visitantes, superando o volume de negócios de 2022, adiantou hoje a câmara local.

Notícia

© André Rolo / Global Imagens

Lusa
15/06/2023 13:27 ‧ 15/06/2023 por Lusa

País

Matosinhos

"As festas do Senhor de Matosinhos bateram, este ano, o recorde de visitantes com cerca de dois milhões de pessoas a deslocarem-se a Matosinhos para participar na mais antiga romaria do Norte do país", referiu esta autarquia, do distrito do Porto, em comunicado enviado às redações.

Além do número de visitantes, também o volume de negócios deste ano superou o do ano anterior em todos os setores de atividade, segundo os vendedores auscultados pelo município, salientou.

A oferta cultural durante as três semanas de romaria é intensa e atrai muitos visitantes, mas a restauração, a feira e os carrosséis continuam a ser os "reis da festa", realçou o vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, citado na nota de informação.

O responsável contou que o perfil das visitas à feira está a alterar-se, dado que, se há uns anos os visitantes acorriam à mesma aos fins de semana e, à semana, à noite, atualmente fazem-no "essencialmente" à hora de almoço e aos finais de tarde.

"Os finais de tarde são pontos fortes com, por um lado, muitas famílias com crianças pequenas a recorrerem ao parque de diversões e, por outro, pessoas que saem do emprego e vêm às festas petiscar alguma coisa com amigos", disse Fernando Rocha.

Já à hora de almoço, acrescentou, a frequência aumentou porque muitas empresas já instituíram a tradição de reunir as equipas no Senhor de Matosinhos, sustentou.

Ao longo das cerca de três semanas de festividades que se realizam há 700 anos, além das tradicionais tendas de louças, artesanato, comidas, bebidas e divertimentos, as ruas, com iluminações decorativas, foram sendo ocupadas por espetáculos de bandas de músicas, ranchos folclóricos ou grupos etnográficos.

Leia Também: SS diz que mensalidade de 1.800 euros no Lar do Comércio é "ilícita"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas