O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi, esta quinta-feira, recebido com honras militares no Palácio de Buckingham, na companhia do rei Carlos III.
Marcelo e o rei Carlos III celebraram, lado a lado, os 650 anos da aliança luso-britânica no Palácio de Buckingham.
Na cerimónia, o chefe de Estado português condecorou o monarca britânico com o Grande-Colar da Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, a mesma condecoração que havia sido atribuída a sua mãe, a rainha Isabel II.
Veja na galeria acima as imagens do encontro.
Os dois participam ainda numa cerimónia na Capela da Rainha do Palácio de Saint James, que era usada pela rainha Catarina de Bragança (1638-1705), casada com o rei inglês Carlos II.
O serviço religioso anglicano incluiu leituras de textos bíblicos e música inglesa e portuguesa da época interpretada por músicos e por dois coros, devendo durar no total cerca de 40 minutos.
No interior da capela está exposto o original do Tratado de Londres de 1373, assinado por Eduardo III de Inglaterra e Fernando I de Portugal, que iniciou aquela que é a mais longa aliança diplomática em vigor no mundo
Após a cerimónia, o presidente português está convidado para uma receção oferecida pelo atual Duque de Wellington, Charles of Wellesley, em Apsley House, a antiga residência da família que atualmente é património histórico e funciona como museu.
O rei britânico não estará presente, mas será representado pelo primo da mãe, o Duque de Gloucester, Príncipe Ricardo, e pela esposa, a Duquesa de Gloucester, Birgitte van Deurs Henriksen.
Leia Também: Aliança Luso-Britânica junta rei Carlos III e Marcelo em Londres