Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Professores anunciam greve a provas de aferição para 15 e 20 de junho

Os pré-avisos foram apresentados esta quarta-feira, dia 7 de junho.

Professores anunciam greve a provas de aferição para 15 e 20 de junho
Notícias ao Minuto

19:29 - 07/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Educação

As organizações sindicais de docentes decidiram apresentar, esta quarta-feira, pré-avisos de greve para os dias 15 e 20 de junho, que coincidem com as datas das provas de aferição do 1.º ciclo do ensino básico, nomeadamente do 2.º ano de escolaridade.

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) adiantou, em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, que a decisão foi tomada por esta organização, assim como pela Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), pela Federação Nacional da Educação (FNE), pela Pró-Ordem dos Professores, pelo Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados (SEPLEU), pelo Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE), pelo Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) e, por fim, pelo Sindicato Nacional Dos Professores Licenciados Pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU).

De notar que o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) já tinha anunciado, em meados de maio, uma nova greve às provas de aferição, que incluía também os dias 15 e 20 de junho, assegurando que levaria à Justiça pelo menos um caso de "atropelos ao direito à greve".

Na verdade, foi revelado na terça-feira que vários professores da escola EB 2,3 Florbela Espanca em Esmoriz, Ovar, no distrito de Aveiro, terão sido ameaçados para substituir docentes que fizeram greve às provas de aferição. O caso, que terá ocorrido na sexta-feira, durante a realização das provas de aferição de português aos alunos do 5.º ano, foi negado pela direção do agrupamento.

Já ontem, as nove organizações de professores levaram a cabo manifestações no Porto e em Lisboa, que cuja data coincidia com o tempo de serviço que os professores reclamam há vários anos: 06/06/2023 - seis anos, seis meses e 23 dias.

As provas de aferição dos 2.º, 5.º e 8.º anos estão a decorrer desde 2 de maio e este ano realizam-se, pela primeira vez, em formato digital, estando previsto alargar a medida em 2024 às provas nacionais do 9.º ano e, em 2025, aos exames nacionais do secundário.

[Notícia atualizada às 19h49]

Leia Também: Parlamento aprova audição a ministro da Educação sobre provas de aferição

Recomendados para si

;
Campo obrigatório