Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Mau tempo. Vinte pessoas pernoitam em instalação milita na Madeira

Vinte pessoas que ficaram desalojadas hoje na Madeira devido ao mau tempo, num total de 38, encontram-se instaladas provisoriamente no Regimento de Guarnição n.º 3 (RG3), no Funchal, indicou o secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos.

Mau tempo. Vinte pessoas pernoitam em instalação milita na Madeira
Notícias ao Minuto

21:22 - 06/06/23 por Lusa

País Meteorologia

O governante explicou que se trata de sete famílias residentes no Funchal, nas freguesias de Santo António (18 pessoas) e do Monte (duas pessoas), que foram instaladas no RG3 por razões de segurança, sendo que os restantes desalojados estão em casa de familiares.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estiveram sob aviso vermelho entre as 15:00 de segunda-feira e as 15:00 de hoje devido à chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.

Em conferência de imprensa no Serviço Regional de Proteção Civil, Pedro Ramos disse que foram registadas 163 ocorrências, mobilizando 168 meios e 436 operacionais.

"O maior número de ocorrências registou-se no Funchal -- 70 -, Santa Cruz e Machico -- 24 - e Câmara de Lobos -- 28", especificou, referindo que o mau tempo motivou o encerramento dos centros de saúde do Monte, São Roque (Funchal), Campanário e Estreito de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos), que retomam a atividade normal na quarta-feira.

As ocorrências mais frequentes foram derrocadas, queda de árvores e inundações, forçando o encerramento de vários troços de estradas em diversos pontos da ilha.

As escolas da ilha da Madeira estiveram também encerradas hoje e retomam a atividade na quarta-feira, situação que impossibilitou a realização da prova nacional de aferição de História e Geografia de Portugal do 5.º ano.

O delegado regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Victor Prior, indicou, na mesma conferência imprensa, que o limite do aviso vermelho -- 60 mm/6 horas (60 litros por metro quadrado em seis horas) foi "largamente ultrapassado" durante o temporal.

"Foram registados 180 mm no Chão do Areeiro [serra sobranceira ao Funchal] em seis horas, foi três vezes mais", disse, explicando que nas regiões montanhosas a precipitação atingiu em acumulado de 600 mm em 24 horas, o maior valor desde que há registo.

O temporal condicionou a operação no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, com o cancelamento de dezenas de voos, afetando milhares de passageiros, mas o movimento já foi retomado.

O arquipélago da Madeira encontra-se agora sem avisos de mau tempo.

Leia Também: Voos na Madeira retomados depois de dois dias de condicionamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório