Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Em Angola, Costa diz que "o maior dever que temos é sarar as feridas"

Chefe do Governo fez referência aos 50 anos do 25 de Abril, que se celebram em 2024, e ao passado colonial de Portugal, numa publicação nas redes sociais.

Em Angola, Costa diz que "o maior dever que temos é sarar as feridas"

O primeiro-ministro, António Costa, fez esta terça-feira, numa série de publicações na rede social Twitter, referência aos 50 anos do 25 de Abril, que se celebram em 2024, e ao passado colonial de Portugal, numa altura em que se preparava para abandonar território angolano, em direção à África do Sul.

"Quase a assinalar 50 anos de liberdade e democracia e, no ano seguinte, 50 anos das independências, honramos a História que herdámos, compreendemo-la e sabemos que o maior dever que temos é sarar as feridas e construir a amizade que assegurará a fraternidade entre os nossos povos", pode ler-se na publicação assinada pelo governante.

Na sua perspetiva, a "História não se escolhe. Assume-se, respeita-se, explica-se e estuda-se". Por isso, acrescentou: "Devemos assumi-la em toda a sua dimensão, no que teve de trágico e no que teve de extraordinário".

"Aqueles que lutaram contra o exército colonial português pela libertação da sua pátria são seguramente patriotas, como foram patriotas os soldados portugueses que ao serviço do Estado português se bateram na Guiné, em Moçambique, em Angola, de acordo com o mandato que tinham", elaborou ainda António Costa.

Pela mesma via, o chefe do Governo disse ser "com muito orgulho que Portugal se associa a Angola na reabilitação da Fortaleza de São Francisco do Penedo e construção do Museu da Luta e da Libertação". Isto porque há "49 anos" ambos os países tiveram "um processo de libertação gémea" - sendo esse "espaço" um "símbolo do muito que foi a nossa História".

Depois da sua visita oficial de dois dias a Angola, António Costa viajou hoje para a África do Sul - onde, a partir de quarta-feira, se juntará ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, nas comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em território sul-africano.

Leia Também: Marcelo diz que visita de Costa a Angola teve "sucesso que era esperado"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório