Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sorrisos, selfies e promessas. O 1.º dia de Marcelo na África do Sul

Presidente está na África do Sul para as comemorações do Dia de Portugal. Recorde aqui o primeiro dia desta visita oficial.

Notícias ao Minuto

09:30 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto

País Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou na segunda-feira à África do Sul para as comemorações do Dia de Portugal e foi recebido num encontro com centenas de portugueses e lusodescendentes na Associação Portuguesa do Cabo da Boa Esperança, na Cidade do Cabo.

Este momento foi assinalado pela Presidência da República, que divulgou várias imagens, disponíveis na fotogaleria acima.

"As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que este ano têm início da África do Sul, começaram com uma receção oferecida aos compatriotas da Cidade do Cabo, na Associação Portuguesa do Cabo da Boa Esperança", lê-se numa nota disponível no site oficial da Presidência.

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa presidiu à Cerimónia de Condecorações em que foram agraciados John Vieira, Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; Túlio de Oliveira, Comendador da Ordem do Mérito e a Associação Portuguesa do Cabo da Boa Esperança, Membro Honorário da Ordem do Mérito", acrescenta.

Sublinhe-se que, ao discursar, Marcelo afirmou que os portugueses residentes na África do Sul querem ficar no país e ter um futuro com segurança, mensagem que prometeu levar ao seu homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, com quem se vai encontrar hoje.

Marcelo encontra-se com homólogo sul-africano

No palácio presidencial, Union Buildings, em Pretória, haverá uma cerimónia de receção, um encontro a dois entre os presidentes, depois alargado às respetivas delegações, e a assinatura de um acordo bilateral no domínio da Defesa.

Antes de um almoço oficial, está prevista uma conferência de imprensa conjunta de Marcelo Rebelo de Sousa e Cyril Ramaphosa. De tarde, Marcelo Rebelo de Sousa irá depor uma coroa de flores no memorial do Parque da Liberdade.

Última vez que um Presidente português esteve na África do Sul foi há 10 anos

A última vez que um Presidente português esteve na África do Sul foi há dez anos, em dezembro de 2013, quando Aníbal Cavaco Silva se deslocou a Joanesburgo para as cerimónias fúnebres do líder histórico anti-apartheid e primeiro Presidente negro do país, Nelson Mandela.

Na quarta-feira, as comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas irão ter lugar em Joanesburgo e Pretória e já contarão também com a participação do primeiro-ministro, António Costa, vindo de Angola, juntamente com o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

Acompanham o Presidente da República nesta deslocação à África do Sul a ministra da Defesa, Helena Carreiras, os deputados Carlos Pereira, do PS, António Maló de Abreu, do PSD, Rui Paulo Sousa, do Chega, Carlos Guimarães Pinto, da Iniciativa Liberal, e João Dias, do PCP, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo.

A comitiva desta deslocação à África do Sul inclui ainda o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, de onde são originários muitos dos portugueses e lusodescendentes residentes na África do Sul, o presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, e o presidente da comissão organizadora do 10 de Junho, o enólogo João Nicolau de Almeida.

Desta vez, as comemorações do Dia de Portugal começaram no estrangeiro e terminam em Portugal, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, onde terá lugar a cerimónia militar do 10 de Junho.

As inscrições consulares de portugueses na África do Sul são em redor de cem mil. Quanto ao número total de população portuguesa residente neste país, há estimativas díspares, que variam entre 200 mil e 450 mil, incluindo lusodescendentes.

Muitos portugueses foram das antigas colónias de Angola e Moçambique para a África do Sul.

Leia Também: Marcelo Rebelo de Sousa recebido hoje pelo presidente sul-africano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório