Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quem é André Peralta Santos, o novo subdiretor-geral da Saúde?

André Peralta Santos assume cargo em regime de substituição. Eis o que se sabe sobre o médico de saúde pública.

Quem é André Peralta Santos, o novo subdiretor-geral da Saúde?
Notícias ao Minuto

08:41 - 06/06/23 por Notícias ao Minuto Com Lusa

País DGS

Foi na segunda-feira que o Ministério da Saúde anunciou a nomeação de André Peralta Santos para o lugar de subdiretor-geral da Saúde, em regime de substituição, após a saída de Rui Portugal. Mas quem é André Peralta Santos?

Médico de saúde pública, Peralta Santos desempenha funções na Direção-Geral de Saúde (DGS) como coordenador do projeto PaRIS - Estudo Internacional sobre os Resultados e Experiências dos Utentes com os Serviços de Saúde, tal como notou a tutela liderada por Manuel Pizarro, em comunicado.

André Peralta Santos é especialista em saúde pública desde 2015 e assistente da carreira médica no Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central desde 2016.

É ainda pós-graduado em investigação pela Harvard Business School, mestre em saúde pública pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em saúde global pela University of Washington, Estados Unidos da América, onde foi bolseiro Fulbright.

Além disso, o novo subdiretor-geral é professor assistente convidado na Escola Nacional de Saúde Pública, onde leciona nas áreas de Epidemiologia e Ciência de Dados, desenvolvendo investigação relacionada com os impactos de choques externos nos sistemas de saúde, em particular, as consequências de doenças infecciosas com potencial epidémico ou pandémico tanto nos sistemas de saúde como na saúde da população.

André Peralta Santos frequentou ainda o internato médico de Saúde Pública no Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, estagiou na Organização Mundial de Saúde (OMS) e na Comissão Europeia (DG-SANTE), e foi diretor de serviços em substituição de Informação e Análise na DGS.

De notar que o profissional de saúde tomará o cargo anteriormente ocupado por Rui Portugal, que apresentou a sua demissão no dia 31 de maio, sem apresentar qualquer justificação. O responsável, que foi nomeado para o cargo em agosto de 2020, tinha assumido as funções de diretor-geral da Saúde, chegando a assinar, a 10 de maio, a orientação sobre os cuidados de saúde durante o trabalho de parto, que mereceu forte contestação da Ordem dos Médicos.

Sublinhe-se que a nomeação de Peralta Santos foi conhecida no mesmo dia em que a Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) abriu um concurso urgente para diretor-geral da saúde, que será encerrado em 20 de junho.

A abertura do concurso surge poucos dias depois de se ter demitido o subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, que estava a substituir a diretora-geral da Saúde, durante as férias, e seis meses depois de Graça Freitas ter anunciado publicamente que pretendia deixar o cargo. 

Leia Também: André Peralta Santos é o novo subdiretor-geral da Saúde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório