De acordo com o balanço mais recente, não foram sinalizadas ocorrências graves, havendo apenas registo de inundações, pequenos deslizamentos de terras e queda de árvores em vários pontos da costa sul da Madeira, uma das zonas mais afetadas.
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estão sob aviso vermelho desde as 15:00 de segunda-feira devido à previsão de chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Óscar.
O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e está em vigor até às 15:00 de terça-feira, sendo que o período mais crítico deverá ocorrer entre as 06:00 e as 09:00.
Os vários executivos municipais da zona sul da ilha reforçaram os meios para atuar em caso de necessidade.
A Câmara Municipal de Machico, no extremo leste da Madeira, indicou que foram registadas várias ocorrências relacionadas com pequenas derrocadas que provocaram o encerramento parcial das estradas, transbordo de ribeiros e ligeiras inundações, mas sem registo de situações de gravidade.
Em Santa Cruz, também na zona leste, o serviço municipal de proteção civil registou 19 ocorrências, ao passo que o município de Câmara de Lobos, contíguo ao Funchal a oeste, reportou como ocorrência mais significativa uma derrocada na Fajã das Galinhas, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, que tornou intransitável a estrada de acesso à localidade.
Por outro lado, a empresa de transportes públicos Horários do Funchal emitiu um comunicado no qual em que admite "constrangimentos nos transportes" no dia de hoje devido ao mau tempo.
Já a Empresa de Eletricidade da Madeira informou que estarão encerrados todos os balcões de atendimento ao público, incluindo na sede, mas o Serviço de Apoio ao Cliente funcionará normalmente através da respetiva linha telefónica.
O mau tempo condicionou também a operação no Aeroporto Internacional da Madeira, com registo de 28 voos cancelados e 12 divergidos.
Por outro lado, o Governo da Madeira decidiu suspender a atividade letiva em todas as escolas e em todos níveis de ensino na ilha da Madeira no dia de hoje, retomando a atividade normal na quarta-feira (07 de junho).
A Universidade da Madeira também determinou o encerramento de todos os serviços no dia de hoje.
DC/AMB (DD)// RBF
Lusa/Fim