Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mafra pede medidas para acabar com poluição na Ribeira da Laje

A Assembleia Municipal de Mafra aprovou hoje, por unanimidade, uma moção apresentada pela CDU que pede medidas para acabar com as descargas ilegais poluentes na Ribeira da Laje, afluente do Rio Lizandro.

Mafra pede medidas para acabar com poluição na Ribeira da Laje
Notícias ao Minuto

22:58 - 05/06/23 por Lusa

País Mafra

Na moção, a Assembleia Municipal de Mafra, no distrito de Lisboa, pede que o executivo municipal tome medidas no sentido de pedir a intervenção das entidades fiscalizadoras.

Apresentada pela CDU, a moção alerta para o "crime ambiental" decorrente de "descargas poluentes", que tornam a "água escura e com odor desagradável".

Na moção, os deputados municipais "exigem que estas situações sejam corrigidas e não voltem a acontecer".

Pela bancada maioritária do PSD, Artur Claudino esclareceu que a câmara municipal não tem competência a não ser reencaminhar para o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.

Pela CDU, Maria da Graça Novais disse que o partido tem vindo a acompanhar a situação há pelo menos dois meses e, depois de a ter denunciado à câmara municipal e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Mafra, "nada foi feito".

Em meados de maio, militantes do PCP deslocaram-se à Ribeira da Laje e detetaram "o crime ambiental resultante das descargas efetuadas, na referida ribeira, provocando um cheiro nauseabundo e a sujidade das águas", foi referido em nota de imprensa divulgada na ocasião.

Segundo os comunistas, a poluição "só existe abaixo da Arrifana".

A água da ribeira é utilizada pela população para a agricultura de subsistência, bem como pelos banhistas na Praia da Foz do Lizandro.

A Ribeira da Lage é um dos afluentes do Rio Lizandro, que percorre várias freguesias do concelho de Mafra e que desagua na Foz do Lizandro.

Leia Também: Autarca de Mafra alerta Europa para ameaça "galopante" da falta de água

Recomendados para si

;
Campo obrigatório