Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Relação entre Portugal e Angola tem continuidade”, aponta Costa

António Costa não deixou de realçar que "Portugal tem sido, noutros ciclos económicos, uma grande oportunidade para a economia e para empresas e angolanos que residem em Portugal”.

"Relação entre Portugal e Angola tem continuidade”, aponta Costa
Notícias ao Minuto

20:49 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Governo

O primeiro-ministro, António Costa, deu conta da relação de "continuidade" mantida entre Portugal e Angola, esta segunda-feira, no âmbito de uma visita oficial do chefe do Governo àquele país.

"Acho que todos temos consciência que a relação entre Portugal e Angola é uma relação que tem uma continuidade e, consoante os ciclos económicos, Angola já foi porto de abrigo de muitos portugueses e de muitas empresas portuguesas", começou por notar o responsável, diante de uma audiência de empresários.

António Costa não deixou de realçar que "Portugal tem sido, noutros ciclos económicos, uma grande oportunidade para a economia e para empresas e angolanos que residem em Portugal", salientando que, "sabendo nós que os ciclos económicos são como o mar – há ir e voltar – temos de cuidar bem de que estejamos sempre em Portugal e sempre em Angola em boas condições para nos apoiarmos mutuamente".

"Sendo dois países amigos, e sendo os amigos para as ocasiões, os amigos também devem criar as ocasiões, e esta é uma belíssima ocasião para trabalharmos em conjunto e fazermos mais pela economia de Angola, e também pelas empresas portuguesas aqui em Angola e em todo o mundo", disse.

De notar que os governos de Angola e de Portugal assinaram hoje 13 acordos de cooperação bilateral, sobretudo nos domínios económico e financeiro, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, e pelo primeiro-ministro português, António Costa.

Deste conjunto de acordos, o Governo português destaca o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2023-2027, o reforço da linha de crédito Portugal-Angola de 1,5 para dois mil milhões de euros e o memorando de entendimento entre a administração dos portos de Sines e do Algarve e a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande.

O PEC 2023-2027, segundo António Costa, representa "uma marca concreta do reforço da cooperação entre dois países amigos num momento muito alto das relações" luso-angolanas. E o reforço da linha de crédito empresarial, de 1,5 mil milhões de euros para dois mil milhões de euros, servirá para "responder à ambição do Presidente João Lourenço no sentido de Portugal contribuir para a diversificação da economia angolana".

Em Luanda, o líder do executivo português está acompanhado pelos ministros das Finanças, Fernando Medina, dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, da Economia, António Costa Silva, da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Francisco André.

Leia Também: Portugal e Angola assinaram 13 acordos de cooperação bilateral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório