Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Foi através do Mar que Portugal construiu a sua identidade", diz Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou, em visita à Cidade do Cabo, as conquistas concretizadas pelos navegadores portugueses no século XV.

"Foi através do Mar que Portugal construiu a sua identidade", diz Marcelo
Notícias ao Minuto

17:19 - 05/06/23 por Ema Gil Pires

País África do Sul

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou, esta segunda-feira, num discurso proferido na Cidade do Cabo, na África do Sul, o "período porventura mais áureo da nossa história, que ligou de forma indelével o Mar a Portugal".

Em declarações no contexto da sua visita oficial à África do Sul, para assinalar o Dia de Portugal, que se comemora a 10 de junho, Marcelo afirmou que "foi através do Mar que Portugal construiu a sua identidade".

E apontou, também, que "foi com as Armadas de então que se estenderam laços que ainda hoje perduram em todas as latitudes", fazendo clara referência ao período dos Descobrimentos portugueses.

"Desde esses tempos, falar de Portugal é o mesmo que falar do Mar, e dizer ‘portugueses’ é o mesmo que dizer ‘marinheiros’", referiu ainda o chefe de Estado, que aludiu ainda para como "essa constante exploração" tornou Portugal "um país de emigração, desde o século XV".

Para o Presidente da República, "é esse mesmo mar que nos impele hoje a ver Portugal, não enquanto um país periférico na Europa, mas antes como uma nação central no Oceano Atlântico, nos grandes fluxos económicos que ali se desenvolvem e dos recursos que ali existem".

Além disso, o chefe de Estado recordou que o país é "detentor de um território marítimo 18 vezes superior à sua medida terrestre", tendo a "perspetiva de vir a ser ampliado até cerca de 40 vezes nessa mesma extensão".

Na ótica de Marcelo Rebelo de Sousa, "Portugal deve sempre pugnar pela sua afirmação como um dos maiores países marítimos do mundo".

A deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa à África do Sul surge a convite do homólogo sul-africano, Cyril Ramaphosa, em visita oficial e para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

[Notícia atualizada às 17h33]

Leia Também: Marcelo na África do Sul? "Oportunidade única de reatar laços"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório