Chuva e calor acima do normal. "Depressão complexa" a caminho do país
Portugal prepara-se para a chegada de uma "depressão complexa", tanto nas ilhas como no continente.
© iStock
País Meteorologia
Depois de um início de primavera em geral quente e seco, a chuva parece ter vindo para ficar. Na semana que arranca amanhã - e até dia 11 de junho, prevê-se "tempo chuvoso devido à aproximação de uma depressão complexa ao território continental, associada a um fluxo de sudoeste transportando uma massa de ar quente e com elevado conteúdo em vapor de água".
Quem o avisa é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevendo "intensificação do vento no dia 6 e com precipitação generalizada prevista para dia 7, que poderá prolongar-se ao longo da semana".
Ao Notícias ao Minuto, fonte do IPMA esclareceu que esta depressão estará já a chegar aos Açores, prevendo-se que avance em direção à Madeira e, finalmente, passe próxima da costa continental portuguesa.
Segundo essa mesma fonte, é na Madeira, aliás, que existe maior probabilidade de fenómenos associados às fortes chuvas, como cheias ou outros incidentes, devido à ortografia da ilha. "É quase garantido que nas terras altas e no sul irá chover persistentemente durante várias horas", disse. Tal é a preocupação que já foi emitido o alerta vermelho para estas duas regiões do arquipélago da Madeira.
No continente, e principalmente na linha costeira, as preocupações são, no entanto, menores. É certo que poderão ocorrer situações pontuais de maior queda de precipitação, ou mesmo de granizo, mas não se antevêem fortes tempestades. Já no interior do país, a preocupação aumenta.
Para o IPMA, este tipo de depressões e previsões de maior chuva e vento não são incomuns para esta altura do ano. O que é, sim, incomum é a "persistência" destas situações. "Não é tão comum persistir durante tantos dias" este tipo de fenómenos, garante, explicando que "quase todos os dias temos tido problemas locais", como cheias, queda forte de chuva ou granizo, "mas é mal distribuído pelo espaço". Entenda-se, são situações muito localizadas e circunscritas.
Anomalia na precipitação mantém-se
Através de uma mensagem no Facebook, o IPMA explicou ainda que, "nesta semana, a anomalia da precipitação total vai manter-se acima do normal para todo o território". Também a temperatura média "vai manter-se acima do normal, em especial no início da semana e nas regiões da metade oeste do território continental".
A temperatura máxima deverá, aliás, atingir valores que vão variar entre 19 e 34°C ao longo da semana, estimando-se os valores mais elevados na região do vale do Tejo e no Alentejo. Por sua vez, a temperatura mínima irá variar entre 9 a 20°C, dependendo da região.
Rio atmosférico
O arquipélago da Madeira, para onde já foram emitidos avisos vermelhos devido ao mau tempo, vai ser afetada por um fenómeno meteorológico conhecido como 'rio atmosférico', "um termo que se refere a transportes de humidade numa faixa relativamente estreita, - daí o nome metafórico de 'rio atmosférico' -, em que há um transporte de humidade desde as baixas latitudes, de ar húmido e quente tropical até latitudes mais elevadas", explicou o meteorologista do IPMA Pedro Sousa, à Lusa.
"É um fenómeno bastante comum, todos os anos existem vários episódios destes, digamos que com esta intensidade em junho não é comum nas nossas latitudes, não é comum, pode-se dizer que é pouco frequente, mesmo, daí alguma excecionalidade do evento, em especial no arquipélago da Madeira, que será a região que será mais afetada diretamente por esse sistema", disse o meteorologista.
Sete distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada, enquanto na Madeira se espera um agravamento do estado do tempo para segunda-feira com duas regiões em vermelho e outra sob aviso laranja.
Os avisos do IPMA são válidos entre o meio-dia e as 21h00 de hoje para os sete distritos do continente, nomeadamente Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu.
O IPMA prevê a ocorrência de aguaceiros, "por vezes fortes e que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento" e trovoadas frequentes e dispersas.
No arquipélago da Madeira, a informação disponível no site do IPMA indica que as regiões montanhosas e a costa sul da ilha vão estar sob aviso laranja devido à precipitação entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, prevendo-se depois um agravamento da precipitação que fez subir o nível para vermelho, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira.
[Notícia atualizada às 14h05]
Leia Também: Sete distritos sob aviso amarelo hoje e Madeira a vermelho na 2.ª feira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com