Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Arraial Vila Berta. "Levámos para a rua as festas que fazíamos em casa"

José Malhoa volta este ano a ser a estrela do cartaz do Arraial Vila Berta, que conta com a Betclic como grande patrocinador. O Notícias ao Minuto foi conhecer esta festa na qual todos os moradores querem participar.

Se há histórias escondidas nas emblemáticas ruas de Lisboa e que merecem ser contadas, então a do Arraial Vila Berta tem claramente de constar na lista. Na época dos Santos Populares, esta vila centenária ganha nova vida e os moradores, que até podiam queixar-se do barulho e da confusão, são os primeiros a aplaudir a organização.

O Notícias ao Minuto deslocou-se até ao bairro da Graça, no primeiro dia da edição de 2023 deste arraial, e tentou perceber o que torna esta festa tão especial, no meio de tantas que vão acontecer na capital durante o verão.

Desde logo, à chegada, sente-se a animação daqueles que ajudam a pôr tudo em ordem neste evento que dura até ao próximo dia 12 de junho. Mas, afinal, que pessoas são essas que deitam 'mãos à obra'? São, acima de tudo, os moradores desta vila, felizes por verem uma tradição, que entretanto se perdeu, a voltar a ver a luz do dia.

Notícias ao Minuto Os moradores da vila decoram as varandas e, enquanto isso, observam quem vai chegando© Filipe Carmo  

A responsabilidade é, em grande parte, de André Tojal, um dos moradores da Vila Berta e a pessoa que acreditou que era possível, com o esforço de todos, fazer renascer o arraial. Assim é há já 14 anos, como nos explicou o rosto que lidera as 'tropas' numa entrevista que aconteceu precisamente no sítio onde cresceu. "A minha casa é o camarim dos artistas. O andar de baixo, a casa do meu irmão, é o espaço para os técnicos de som. A casa do nosso primo, aqui ao lado, é o palco. Os nossos pais moram lá ao fundo e os nossos primos também. Esta é uma rua muito familiar e temos uma relação muito forte mesmo com aqueles que não são da nossa família", começou por nos contar.

Foi no meio de uma grande crise económica que esta ideia nasceu, fez notar André: "Havia muita gente desempregada aqui na rua, não havia dinheiro do governo para a reabilitação e nós criámos o arraial porque estávamos à porta dos outros arraiais de Alfama. Decidimos levar para a rua as festas que fazíamos em casa. É um orgulho conseguirmos ter as pessoas da vila a trabalharem em função da vila".

O dinheiro angariado, como André explica, tem servido para elevar este local. "O que havia aqui há seis ou sete anos era uma ruína. Fazemos a festa, divertimo-nos, e parte do lucro reverte para a manutenção e reabilitação da Vila Berta", concluiu.

Notícias ao Minuto André Tojal é o responsável da organização do Arraial da Vila Berta© Filipe Carmo  

A estrela do cartaz de 2023 é José Malhoa, pelo segundo ano consecutivo. O cantor já conhecia bem a vila, até porque fez a tropa lá bem perto, o que tornou ainda mais curioso o convite que lhe foi feito. "É importante que haja estas festas de bairros. Muitos bairros, hoje em dia, foram transformados em zonas de alojamento local e isto ajuda a que os moradores se unam mais", explicou ao Notícias ao Minuto, antes mesmo de recordar a atuação do ano anterior. "Adorei. Quando me perguntaram se vinha novamente, disse logo que sim", acrescentou.

Para José Malhoa, 2023 será um ano de muitos concertos, como já se sabe que é normal. Anormal foi a sua ausência dos palcos durante a pandemia, período que o artista também quis recordar, sem esconder a tristeza: "Os cantores estiveram dois anos parados. Conheço cantores que passaram a ser camionistas. Agora, as coisas estão a retomar o seu curso, mas ainda não estão a 100%".

Notícias ao Minuto José Malhoa foi o artista do primeiro dia da edição de 2023 do Arraial Vila Berta© Filipe Carmo  

O Arraial da Vila Berta também deve grande parte da sua realização à Betclic, que volta a ser o grande patrocinador do evento. Miguel Domingues, diretor de comunicação da marca, explicou ao Notícias ao Minuto o que justifica esta parceria.

"As festas populares de Lisboa são o espelho do que é Portugal no verão. Nós queremos estar associados a isso. Achámos que esta vila transmite os valores da marca, porque tem um pé no tradicional e outro na modernidade. Nós somos uma marca diferente e gostamos de ajudar um arraial que é um dos mais diferentes, no bom sentido, da cidade", disse-nos, sublinhando que já o primeiro foi "um sucesso". "Integramo-nos muito bem na Vila Berta e achamos que acrescentamos algo de bom ao evento. A Betclic é, essencialmente, uma marca de entretenimento. Também por isso, faz sentido que estejamos no que entretém as pessoas", referiu ainda.

Notícias ao Minuto A Betclic é o grande patrocinador do Arraial Vila Berta há dois anos© Filipe Carmo  

Até dia 12 de junho, esta pitoresca e antiga vila operária enche-se de pessoas que apenas querem passar um bom momento ao som de música popular portuguesa e com cerveja, sardinhas e bifanas sempre 'à mão'. Depois, os moradores voltam às suas vidas, até que o arraial comece a ser novamente preparado.

Leia Também: "Fazer televisão continua a ser prioridade. Essa é a minha praia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório