Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Serviços de saúde "preparados" para um "aumento da procura" durante JMJ

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse que o evento "vai atrair a Lisboa mais de um milhão de pessoas durante aquela semana", o que exige uma "preocupação e especial atenção".

Serviços de saúde "preparados" para um "aumento da procura" durante JMJ
Notícias ao Minuto

15:38 - 03/06/23 por Ema Gil Pires

País Saúde

O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse este sábado "ter a expetativa" de que os "meios já mobilizados vão assegurar que tudo decorra com tranquilidade" durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Lisboa em agosto, e que os serviços de saúde estão já "preparados para a necessidade de um aumento da procura".

Como disse Manuel Pizarro, o evento "vai atrair a Lisboa mais de um milhão de pessoas durante aquela semana", o que exige uma "preocupação e especial atenção".

Em declarações aos jornalistas à margem de um colóquio em Vila do Conde, Manuel Pizarro disse estar esperançoso que, durante o período de realização do evento, entre 1 e 6 de agosto deste ano, fique em evidência a "competência técnica" dos serviços de saúde portugueses.

"Estamos muito atentos às preocupações que nos trazem do terreno, para garantir que as coisas decorram com calma e tranquilidade, e demonstrem a todos a habitual capacidade de acolhimento dos portugueses", garantiu ainda o governante.

Questionado sobre se espera que haja uma sobrecarga às urgências durante essa semana, Manuel Pizarro disse: "estamos preparados para a necessidade de um aumento da procura, mas não temos qualquer expetativa de que isso ocorra de forma generalizada, nem vejo que haja nenhuma boa razão para que isso ocorra, atendendo ao que foi o nosso estudo muito atento das experiências internacionais anteriores".

O ministro da Saúde assegurou ainda que vão ser "instalados um conjunto de meios no terreno, que são muito significativos", para dar resposta às ocorrências que possam surgir. E notou, ainda, que vai ser instalados hospitais de campanha e que houve já a mobilização de "centenas de profissionais" e de "mais de um milhar e meio de voluntários" entre membros do setor.

"Estou tranquilo relativamente ao sistema que está instalado, embora esta seja uma tranquilidade vigilante", concluiu o responsável máximo pela pasta da Saúde.

De recordar que se espera que perto de 1,5 milhões de jovens participem, entre 1 e 6 de agosto, em Lisboa, na Jornada Mundial da Juventude, que contará com a participação do Papa Francisco. Até ao momento, cerca de 600 mil jovens de todo o mundo já iniciaram o processo de inscrição, com 200 mil dos mesmos a ter concluído o processo.

O evento tem estado envolta em polémica, após terem sido divulgados os custos associados à realização do evento em Portugal, que se esperam que sejam de cerca de 160 milhões de euros. No centro da polémica esteve o altar-palco do Parque Tejo, entretanto reduzido para cerca de metade para baixar o preço da sua construção.

Os momentos mais marcantes desta semana estão previstos, de facto, para o Parque Eduardo VII e para o Parque Tejo (nas proximidades do Parque das Nações).

[Notícia atualizada às 16h02]

Leia Também: Movimento cívico quer povo na rua em "grito de alerta" por reforço do SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório