Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025

Vila Nova de Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025, apresentando como um dos seus principais trunfos as 201 associações do concelho, que promovem 78 modalidades envolvendo 50.757 praticantes regulares, foi hoje anunciado.

Famalicão vai candidatar-se a Cidade Europeia do Desporto 2025
Notícias ao Minuto

19:27 - 02/06/23 por Lusa

País Famalicão

Segundo o município, a rede de equipamentos, com sete piscinas municipais, quatro pavilhões, sete campos de ténis, 32 polidesportivos e uma via ciclopedonal, é outro dos argumentos de peso esgrimidos na candidatura, que será apresentada publicamente no domingo.

A estes equipamentos, vão juntar-se, no futuro próximo, um centro de atletismo, um skate park e a remodelação do estádio municipal e das piscinas municipais.

"Estes equipamentos desportivos vão fazer de Famalicão um dos territórios mais apetrechados do país para a prática desportiva de todos", sublinha o município.

A câmara destaca ainda a aposta "na criação de condições verdadeiramente democráticas para a prática desportiva".

"Os resultados estão à vista e hoje somos uma terra de associações dinâmicas e empreendedoras, arrojadas nos seus objetivos e na sua ação. Somos um território de campeões em múltiplas áreas. Um território em que cada vez mais gente pratica desporto e o faz de forma sistemática. Pelo simples prazer e benefício de fazer desporto", sustenta o executivo.

Nos últimos três anos, a verba reservada pelo município para o desporto praticamente duplicou, atingindo quase 8 milhões de euros em 2023, o maior orçamento de sempre.

Daquela verba, cerca de 5 milhões são destinados aos recursos humanos, destacando-se ainda os 2 milhões de euros para ações e programas de natureza social.

"É este o nosso compromisso connosco próprios. Igualdade de oportunidades para todos", sustenta o município.

Salienta ainda que o investimento médio municipal no desporto por habitante é de 60 euros, enquanto a média nacional se cifra nos 50 euros.

A candidatura destaca também o Programa Municipal de Promoção do Rendimento Desportivo, que foi criado em 2021 para apoiar os atletas do concelho de alto rendimento.

Em 2022, o programa apoiou 15 atletas num total de investimento de 40 mil euros, mas desde que foi criado já chegou a cerca de três dezenas de atletas.

Ao nível dos programas desportivos municipais, a candidatura aponta, desde logo, o "Mais e Melhores Anos", que pretende promover o desporto, a saúde, o bem-estar e hábitos de vida ativa entre a população idosa e os cidadãos portadores de deficiência.

Neste momento, estão matriculados 4.353 utentes na vertente sénior, 218 na vertente de desporto adaptado e 450 no desporto de reabilitação.

O Programa envolve cerca de sete dezenas de professores de Educação Física e fisioterapeutas, sendo totalmente gratuito para os cidadãos.

"Este é um programa que está a ser monitorizado e acompanhado pela Universidade do Porto, que já evidenciou cientificamente os ganhos de saúde e de qualidade de vida obtidos pelos beneficiários", sublinha o município.

Há ainda os programas "Brincar a Torto e a Direito", "Famalicão em Forma", "Move-te", a Escola Municipal de Natação, o "Corre Famalicão, "Famalicão Trilhos", "Nutre Sport", "Quota Social Desportiva" e "Famalicense d'Ouro".

A candidatura realça também a aposta na formação dos dirigentes desportivos e a centena e meia de funcionários municipais alocados para o setor, entre técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

"Apresentamos a nossa candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2025 porque somos um território desportivo por excelência. O desporto faz aqui parte do dia-a-dia de todas as gerações. Somos e seremos cada vez mais um território que respira desporto", remata o município.

Leia Também: Autocarro com 64 alunos de Famalicão arde na A4 em Vila Real

Recomendados para si

;
Campo obrigatório