Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2023
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 29º

Centenas votam antecipadamente para legislativas na Guiné-Bissau

Centenas de elementos das forças de defesa e segurança estão a votar hoje, em Bissau, antecipadamente para as legislativas de domingo, depois de uma deliberação da Comissão Nacional de Eleições a determinar o cumprimento da lei eleitoral.

Centenas votam antecipadamente para legislativas na Guiné-Bissau

O voto antecipado teve início às 08h00 locais (09h00 em Lisboa) na Comissão Regional de Eleições do Setor Autónomo de Bissau e termina às 14h00 (15h00 em Lisboa).

Fonte daquela comissão regional de eleições não precisou o número exato de votantes esperados, mas salientou serem mais de 1.000 elementos, tendo em conta que no Setor Autónomo de Bissau existem 1.780 mesas de voto.

As forças de defesa e segurança deviam ter votado antecipadamente na quinta-feira, mas a Comissão Nacional de Eleições (CNE) foi informada na quarta-feira pelo Comando Conjunto de Asseguramento das Eleições de que só votariam no domingo.

Na sequência daquela informação, a CNE reuniu na quinta-feira a plenária que deliberou que "todas as forças de segurança e defesa, que estarão de serviço fora da área geográfica de recenseamento devem votar antecipadamente sob pena de não exercerem o direito de voto, no dia da eleição, na mesa onde não estiverem inscritos".

A lei eleitoral determina que os militares e os polícias que no dia das eleições estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto por motivo de exercício das suas funções podem votar antecipadamente.

As legislativas de domingo vão ser disputadas por duas coligações e 20 partidos políticos, que terminam hoje a campanha eleitoral.

Leia Também: Legislativas de domingo na Guiné-Bissau são das mais disputadas de sempre

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recomendados para si

Campo obrigatório