Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Mobilizados 215 militares para missão na República Centro-Africana

As tropas portuguesas vão contribuir para mais um esforço da Organização das Nações Unidas em tentar estabilizar a região.

Mobilizados 215 militares para missão na República Centro-Africana
Notícias ao Minuto

23:16 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

País Exército

As forças armadas portuguesas enviaram mais 215 militares para uma missão na República Centro-Africana (RCA), com o Exército a contribuir com 209 desses militares, além de quatro da Força Aérea e dois da marinha.

Num comunicado, publicado nas redes sociais, o Exército Português explicou que foi projetada a 13.ª Quick Reaction Force durante esta madrugada, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (13.ª QRF/MINUSCA).​

A missão será comandada pelo Tenente-Coronel Ricardo Camilo.

No site do Estado-Maior-General das Forças Armadas, é explicado que o contingente português para a MINUSCA será apoiado por 45 veículos, com a missão de "apoiar a comunidade internacional na reforma do setor de segurança do Estado, contribuindo para a segurança e estabilização do país".

A República Centro-Africana é um dos teatros de operações com maior presença de militares portugueses, e desde 2017 que se tornou num dos maiores importantes envolvimentos nacionais das forças armadas. As forças portugueses têm participado regularmente em missões, tanto da União Europeia, como da Organização das Nações Unidas (como é o caso da mais recente mobilização).

A cerimónia de despedida dos militares aconteceu na quarta-feira, com a presenta do secretário de Estado da Defesa Nacional e com o chefe do Estado-Maior do Exército, além dos familiares dos que serão agora mobilizados. 

Leia Também: Arcebispo de Bangui agradece ajuda de militares portugueses "experientes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório