25 mil bombeiros na JMJ? LBP expressa "perplexidade"
LBP diz que não foi "informada" sobre a informação hoje avançada por Duarte Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

© Global Imagens

País JMJLisboa2023
A Liga Portuguesa dos Bombeiros (LBP) expressou "perplexidade", esta quinta-feira, com as informações que dão conta de que a estrutura da Proteção Civil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) pode chegar aos 25 mil bombeiros, defendendo que a associação "não foi ouvida", nem "informada" sobre o evento.
"Até à data, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) não foi ouvida nem informada sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)", lê-se numa nota divulgada pela entidade liderada por António Nunes nas redes sociais.
"Por isso, encara com perplexidade as informações tornadas públicas sobre a JMJ e a participação dos Bombeiros no apoio ao evento, em especial, no caso dos 25 mil bombeiros voluntários apontados como disponíveis", acrescenta.
Sublinhe-se que, na manhã de hoje, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Duarte Costa, acompanhado pelo comandante nacional, visitou a sede do Comité Organizador Local (COL) da JMJ, no Beato, em Lisboa, onde avançou a informação em questão: "O reforço de meios está a ser preparado. Há uma primeira estrutura que já está programada, planeada e financiada para poder atuar", disse o presidente da ANEPC, precisando que o dispositivo da Proteção Civil pode incluir até 25 mil bombeiros e até dois mil agentes de outras forças, que "só atuarão naquilo que será a necessidade para cada uma das áreas de esforço e de stress".
Duarte Costa disse que os 25 mil bombeiros pertencem às corporações de bombeiros voluntários e garantiu que este dispositivo será independente dos meios afetos ao combate aos incêndios rurais.
Leia Também: JMJ? Estrutura da Proteção Civil pode chegar aos 25 mil bombeiros
Seguro de vida: Não está seguro da sua decisão? Transfira o seu seguro de vida e baixe a prestação
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários