Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Novo sistema de radares em Lisboa já 'apanhou' mais de 8 milhões de euros

Em média, foram cometidas mais de mil infrações por dia. Câmara de Lisboa vai ficar com mais de 4,5 milhões do valor arrecadado em multas.

Novo sistema de radares em Lisboa já 'apanhou' mais de 8 milhões de euros
Notícias ao Minuto

20:18 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

País multas

As autoridades em Lisboa já recolheram mais de oito milhões de euros com o novo sistema de radares de segurança rodoviária de controlo de velocidade, tendo sido 'apanhadas' mais de 360 mil infrações entre 1 de junho de 2022 e 23 de maio deste ano.

O jornal Público avançou com os dados esta quinta-feira, referindo que o número de infrações cometidas permite concluir que foram multados uma média de 1.019 infratores por dia. No total, foram cometidas 363.942 infrações.

Contactada pelo Notícias ao Minuto, a Câmara Municipal de Lisboa confirmou que a receita do município corresponde a 55% do total obtido, com o montante a chegar aos 4.536.336,27 euros. O restante 'bolo' dos 8,2 milhões de euros é repartido pela Autoridade Tributária, que recebe cerca de 35%, e pela Autoridade Nacional Segurança Rodoviária, com cerca de 10%.

Dividindo o valor total obtido com as multas pelo número de dias analisado, conclui-se que, em média, foram recolhidos cerca de 23 mil euros por dia em multas.

O novo sistema de radares de velocidade em Lisboa entrou em funcionamento a partir do ano passado, e incluiu a colocação de 20 novos radares e a renovação dos sistemas já existentes. Esta nova versão permite aos equipamentos captar imagens nos dois sentidos das vias, além de oferecer uma maior amplitude.

A Câmara de Lisboa também acrescentou que a velocidade máxima detetada foi de 240km/h, com a infração a ser registada na Avenida Marechal Craveiro Lopes (Segunda Circular), junto à bomba da Repsol (uma zona cuja velocidade máximo é de 80 km/h).

Leia Também: "Quem o avisa". Saiba onde vão estar os radares da PSP em junho

Recomendados para si

;
Campo obrigatório