O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a alteração do sistema integrado de fogos ruais e mais dois diplomas relacionados com a prevenção de incêndios, anunciou o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa.
"Aprovámos três diplomas importantes para as políticas florestais: o primeiro que diz respeito à alteração do sistema de gestão integrado de fogos rurais", revelou o ministro do Ambiente.
O governante explicou que foi também aprovada a "alteração do regime jurídico aplicável aos sapadores florestais", com isto "o que fazemos é reforçar o apoio ao funcionamento dos sapadores florestais" de 45 para 55 mil euros.
Há duas semanas, recorde-se, a secretária de Estado da Proteção Civil disse à Lusa que "tudo aponta para que o verão de 2023 possa ser muito complexo" em matéria de incêndios florestais, mas assegurou que o Governo está "a fazer o trabalho de casa de forma muito comprometida e responsável" para enfrentar o período que se aproxima.
De acordo com a secretária de Estado, Portugal dispõe de um dispositivo sazonal que está preparado para enfrentar aquilo que são os "dias normais de verão", tendo, porém, a "capacidade e a flexibilidade" de garantir um reforço período em que o "risco escale".
[Notícia atualizada às 14h32]
Leia Também: Governo aprova alteração do sistema integrado de fogos rurais