Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Polícia de Cabo Verde apreende 850 munições provenientes de Portugal

A Polícia Nacional (PN) de Cabo Verde deteve duas pessoas e apreendeu 850 munições, numa encomenda proveniente de Portugal, normalmente utilizadas em armas de fabrico artesanal.

Polícia de Cabo Verde apreende 850 munições provenientes de Portugal
Notícias ao Minuto

23:04 - 31/05/23 por Lusa

País Cabo Verde

Em comunicado, aquela força policial cabo-verdiana informou que a apreensão aconteceu em 24 de maio, no armazém da Enapor, em Achada Grande Trás, na Praia, no ato de inspeção da encomenda que chegou de Portugal.

Segundo a mesma fonte, as munições de carabina de caça, são normalmente utilizadas em armas de fabrico artesanal, as denominadas "boca bedjo".

A PN adiantou que os projéteis foram encontrados dissimulados no interior de um volume de pequena encomenda, no meio de vários outros artigos.

Na sequência da operação, a PN indicou que duas pessoas (um homem e uma mulher) foram detidas e foi-lhes aplicada uma multa pelo Ministério Público.

Em março, as autoridades cabo-verdianas anunciaram a intenção de reforçar o combate à posse ilegal de armas, nomeadamente de fabrico artesanal, depois de em 2022 a Polícia Nacional ter apreendido 478 destas armas, mais 31% face a 2021.

De acordo com os dados apresentados pelo diretor nacional da Polícia Nacional, Emanuel Moreno, a força apreendeu 478 armas artesanais em Cabo Verde durante 2022, um aumento de 31% face a 2021, 186 armas convencionais, mais 12%, e 8.998 munições, um crescimento de 65% face ao ano anterior.

Em janeiro, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, garantiu a continuação e reforço das operações especiais na cidade da Praia e disse que a luta contra a criminalidade na capital do país "é para ganhar".

Numa altura em que se registam vários casos de crimes contra pessoas na capital do país, o chefe do Governo a grande preocupação é a circulação de armas e munições.

Leia Também: Portugal regista mais de 5.200 pedidos de vistos nacionais em Cabo Verde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório