Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Associação elogia Plano de Ação do Javali. "Decidir" implica "conhecer"

Depois de documento ser apresentado, Governo anunciou que vai "propor o alargamento dos períodos de caça ao javali".

Associação elogia Plano de Ação do Javali. "Decidir" implica "conhecer"
Notícias ao Minuto

22:46 - 31/05/23 por Notícias ao Minuto

País Caça

O Clube Português de Monteiros congratulou-se, esta quarta-feira, com as conclusões do Plano Estratégico e de Ação do Javali, promovido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e elaborado por especialistas da Universidade de Aveiro, ontem apresentado, defendendo que estas investigações são "a base para qualquer decisão".

Sublinhe-se que o documento dá conta de que Portugal tem uma sobrepopulação de javalis, que se estima perto dos 300 mil exemplares, e é preciso reduzir o número de animais para mitigar prejuízos na agricultura e a ocorrência de acidentes rodoviários. Os dados levaram o secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, a indicar, à margem da apresentação, que o Governo vai "propor o alargamento dos períodos de caça ao javali", visando "reduzir substancialmente o efetivo".

"Foi ontem apresentado um plano estratégico e de ação do Javali em Portugal. O Clube Português de Monteiros não pode deixar passar este importante momento sem parabenizar os promotores e os autores deste estudo", lê-se em comunicado.

Para a associação, a caça "é a forma correta de gestão de efetivos tendo em atenção os habitats onde se encontram". "Esta forma de estar na atividade cinegética implica monitorização de efetivos e conhecimento seus habitats. Decidir com sentido de responsabilidade implica conhecer a realidade sendo estudos destes a base para qualquer decisão, vá ela em que sentido for", lê-se.

O Clube Português de Monteiros considera ainda que "caçadores, academia e tutela estarão a prestar um excelente serviço às futuras gerações se passarem conhecimento e tomarem as medidas adequadas para um equilíbrio sustentável e equilibrado das espécies cinegéticas e não cinegéticas".

Sublinhe-se que, também em declarações aos jornalistas, o vice-presidente do ICNF, Paulo Salsa, salientou que, com os resultados deste estudo sobre a espécie em Portugal, as autoridades nacionais podem "tomar melhores decisões".

Já depois das declarações do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, o PAN foi um dos partidos a pronunciar-se sobre o tema, considerando "lamentável que o Governo só saiba resolver os problemas da densidade populacional dos javalis à lei da bala e que se alargue o período de caça praticamente para todo o ano".

Leia Também: Portugal com sobrepopulação de javalis tem de reduzir número de animais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório