Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Estudantes de Medicina em Valência vão poder fazer 6.º ano em Portugal

Estudantes de Medicina de uma universidade em Valência, Espanha, vão poder fazer em Portugal a rotação clínica, no 6.º ano, no âmbito de um protocolo com a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).

Estudantes de Medicina em Valência vão poder fazer 6.º ano em Portugal
Notícias ao Minuto

16:56 - 31/05/23 por Lusa

País Medicina

O protocolo foi assinado entre a Universidade Católica de Valência, em Espanha, e a CESPU que, no final do ano passado, viu chumbada pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) uma proposta para a criação de um novo curso de Medicina.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do departamento de Ciências da CESPU e coordenador do 1.º ciclo de estudos em Ciências Biomédicas explicou que a instituição conta receber, já a partir do próximo ano letivo, cerca de 40 estudantes, que farão a sua rotação clínica nos hospitais do grupo Trofa Saúde.

"Foi possível começar a contemplar Portugal da mesma forma que outras instituições internacionais com as quais a Universidade Católica de Valência já tinha protocolo, permitindo que os alunos se distribuam por vários países no último ano", disse Ricardo Dinis-Oliveira.

Em Portugal, os estudantes vão passar por diferentes especialidades, estando previstas 970 horas de formação em prática hospitalar, com rotações a cada cinco semanas que incluem Medicina Interna, Cirurgia, Pediatria, Urgência, Unidades de Cuidados Intensivos e Medicina Geral e Familiar.  

De acordo com o responsável, muitos dos alunos da universidade de Valência são portugueses que completaram a formação pré-clínica no Instituto Universitário de Ciências da Saúde da CESPU, através da licenciatura em Ciências Biomédicas, tendo depois obtido equivalência e prosseguido a formação médica em Valência, a partir do 4.º ano.

"O curso de Ciências Biomédicas foi programado para ter um plano de estudos altamente sobreponível com a formação que é dada nas universidades espanholas", explicou Ricardo Dinis-Oliveira.

Nesses casos, os estudantes poderão agora regressar a Portugal para completar a sua formação. 

Apesar de várias propostas apresentadas, a instituição de ensino portuguesa, do setor privado, não tem ainda um curso de Medicina. A proposta mais recente previa a criação de um mestrado integrado em que os primeiros três seriam feitos na licenciatura em Ciências Biomédicas e os quatro seguintes num mestrado em Medicina, sendo que também poderiam ser admitidos estudantes com licenciaturas equiparadas através de outra instituição. 

O curso foi chumbado pela A3ES, que considerou que os objetivos não estavam suficientemente definidos e levantou questões quanto à licenciatura de Ciências Biomédicas da CESPU enquanto alternativa aos primeiros dois anos da formação em Medicina.

No entender de Ricardo Dinis-Oliveira, o protocolo agora assinado é, "simbolicamente, um atestado de competência" e reconhece a qualidade da licenciatura, bem como das unidades de saúde previstas no projeto para o curso de Medicina.

"Não estamos a falar de uma faculdade qualquer, mas de uma das melhores faculdades a formar médicos em Espanha", sublinhou, considerando também que o reconhecimento da universidade de Valência, através do protocolo, legitima a proposta da CESPU que, para alguns alunos, vai passar a lecionar quatro dos seis anos do mestrado integrado espanhol.

Leia Também: Movimento cívico critica "alheamento" de Pizarro sobre problemas do SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório