Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PJ deteve no Norte dois suspeitos de burlas informáticas e branqueamento

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje dois homens, no decurso de buscas domiciliárias em Guimarães e na Póvoa de Varzim, por suspeitas de burla qualificada, fraude fiscal, falsidade informática e branqueamento, adiantou esta força policial.

PJ deteve no Norte dois suspeitos de burlas informáticas e branqueamento
Notícias ao Minuto

18:18 - 30/05/23 por Lusa

País Polícia Judiciária

Estas diligências são resultado do desenvolvimento da investigação no decurso da qual já haviam sido realizadas duas operações policiais, referiu a PJ, em comunicado enviado às redações.

Em causa estão, alegadamente, burlas informáticas realizadas em diversos países europeus através do `Business Email Compromise´ (ataque que visa empresas que realizam transferências bancárias e têm fornecedores no estrangeiro).

Em Portugal, os alegados burlões terão criado um circuito financeiro para integrar na economia as vantagens da prática dos presumíveis crimes, sendo-lhe atribuídos por agora movimentos financeiros superiores a 10 milhões de euros operados em território nacional, adiantou.

Segundo a PJ, estas diligências visaram a recolha e consolidação da prova quanto à "célula nacional" a quem caberia criar o circuito financeiro capaz de proceder à posterior integração na economia real das vantagens daqueles crimes.

As buscas tiveram lugar em Guimarães e na Póvoa de Varzim e, no decurso das mesmas, foi apreendida documentação, material informático, cartões bancários e dinheiro.

Os detidos, um deles empresário e outro sem ocupação profissional definida, são de nacionalidade portuguesa e vão ser presentes ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto para primeiro interrogatório judicial.

Leia Também: Apreendidos 192 mil euros em notas falsas no Aeroporto de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório