Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Bebé britânico morre durante as férias em Portugal. Pais exigem respostas

Família ainda espera saber quando é que o corpo será transladado para o Reino Unido.

Bebé britânico morre durante as férias em Portugal. Pais exigem respostas
Notícias ao Minuto

14:42 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

País Hospital de Portimão

Um menino britânico de apenas 10 meses morreu, no dia 19 de maio, no Algarve, onde passava férias com a família, alegadamente, à espera de transferência do Hospital de Portimão para Lisboa.

Os pais exigem agora "justiça" pelo filho e um pedido de desculpas pela forma como foram tratados.

Em entrevista à BBC, Deza Powell e Paul Larochelle, que vivem em Londres, contaram que Adonis estava a "comer e dormir bem" quando chegou a Portugal, mas pouco tempo depois começou a ficar febril.

Quando começou a ter dificuldades respiratórias, no segundo dia de férias, Deza dirigiu-se ao Hospital de Portimão com o filho, onde lhe indicaram que o menino estava com uma infeção pulmonar. Nessa altura, enviaram-no para casa com uma "bomba para a asma, ibuprofeno e paracetamol".

Mas em vez de melhorar, no dia seguinte, o estado de saúde de Adonis piorou.

"Ele dormiu bem, mas de repente começou a chorar. Peguei nele e ele parecia um boneco de pano. Estava tão mole e com os olhos inchados", disse Deza.

Quando voltaram à unidade hospitalar, uma profissional de saúde garantiu a Deza que o filho ia ficar bem, mas não era isso que a britânica estava a ver. "Comecei a chorar porque eles diziam-me isso, mas a respiração do meu bebé estava a ficar cada vez pior", explicou.

A certa altura, o hospital terá informado os pais de Adonis que este "ia ser transferido, de helicóptero, para uma unidade de cuidados intensivos de um hospital maior".

"Passaram duas horas e ele ainda estava lá. A única coisa que eu podia fazer era rezar", disse a mulher à BBC.

Pouco tempo depois e menos de 48h depois de dar entrada pela primeira vez no Hospital de Portimão, Adonis morreu.

Aos pais o hospital terá dito que o menino sofreu uma septicemia, uma infeção generalizada.

Deza e Paul querem agora "apurar responsabilidades" e exigem um "pedido de desculpas". "Queremos que alguém reconheça o erro, ele era apenas um bebé, não merecia isto", afirmou a britânica, visivelmente emocionada.

Entretanto, a família lançou uma angariação de fundos, para contratar um advogado. Além de quererem "respostas" por parte do hospital, pretendem que o corpo do filho seja transladado de Portugal para o Reino Unido, algo que ainda não aconteceu.

Contactado pela BBC, o ministério da Saúde "lamentou profundamente o desfecho deste caso" e enviou "condolências" à família enlutada. Contudo, garantiu que o "SNS prestou os cuidados pediátricos adequados" ao bebé, mas "não foi possível inverter o agravamento da situação clínica".

A mesma fonte adiantou que, apesar disso, "estão a decorrer investigações aos procedimentos adotados".

O Notícias ao Minuto questionou o Ministério da Saúde sobre o tema, aguardando, nesta altura, resposta.

Leia Também: INEM reage à morte do bebé de 11 meses que aguardava transferência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório