Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Governo quer "assegurar maior articulação" na resposta a dependências

As declarações foram feitas pela secretária de Estado da Promoção da Saúde, no encerramento de uma reunião promovida pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Governo quer "assegurar maior articulação" na resposta a dependências
Notícias ao Minuto

11:32 - 30/05/23 por Notícias ao Minuto

País Dependência

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, garantiu que a reforma da resposta nacional na área das dependências está praticamente concluída, com a revisão da atual lei orgânica e estatutos da estrutura nacional responsável pela resposta aos comportamentos aditivos e dependências.

As declarações da governante foram proferidas no encerramento de uma reunião promovida pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD) que aconteceu no final da semana passada, em Vimeiro, no distrito de Lisboa.

“Queremos fazer um reforço organizacional e integração das diferentes respostas na nova estrutura. É necessário fazer esta atualização no contexto da criação da Direção Executiva do SNS e da reestruturação das ARS [Administrações Regionais de Saúde] e deve-se sobretudo à intenção de assegurar uma maior articulação de toda a intervenção nesta área”, notou Margarida Tavares, notando que haverá, entre outras assuntos, uma “atenção especial” do Ministério da Saúde no que diz respeito à contratação de profissionais.

“É muito importante este momento e este impulso para termos uma estrutura, uma estratégia e um plano para continuarmos a responder no nosso país numa área de que nos orgulhamos tanto e em que somos reconhecidos a nível internacional”, disse a responsável. 

A secretária de Estado defendeu ainda a ideia de que serviços “mais organizados e mais relevantes” vão permitir também atrair mais profissionais, o que irá contribuir para melhorar a resposta à população em questão, assim como ajudar a combater situações de estigma e exclusão.

Leia Também: Jovens com mais formação sobre drogas tiveram consumos mais problemáticos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório