Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Turquia. Erdogan na liderança quando estão apuradas 98% das mesas de voto

Resultados preliminares e não oficiais colocam o atual Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, à frente na segunda volta das eleições realizadas hoje, quando estão apuradas 98% das mesas de voto.

Turquia. Erdogan na liderança quando estão apuradas 98% das mesas de voto
Notícias ao Minuto

18:36 - 28/05/23 por Lusa

Mundo Turquia/Eleições

A agência de notícias estatal Anadolu adiantou que Erdogan já obteve 52,1% dos votos, enquanto o seu adversário, Kemal Kilicdaroglu, teve 47,9%.

Já a agência de notícias ANKA, próxima da oposição, avançou com 51,9% para Erdogan e 48,1% para Kilicdaroglu.

Em Istambul, os apoiantes de Erdogan começaram a festejar ainda antes da chegada dos resultados finais, agitando bandeiras turcas ou do partido no poder e buzinando carros.

O presidente Recep Tayyip Erdogan, que está no comando da Turquia há 20 anos, era favorito para ganhar um novo mandato de cinco anos na segunda volta, depois de ficar muito perto da vitória absoluta nas eleições de 14 de maio.

As assembleias de voto encerraram às 17:00, menos duas horas em Lisboa.

A oposição turca denunciou hoje irregularidades na segunda volta das eleições presidenciais, como ataques físicos contra observadores eleitorais na região Sudoeste e votos falsos.

A Turquia tem cerca de 85 milhões de habitantes e mais de 61 milhões de eleitores inscritos num processo em que o voto é obrigatório.

Leia Também: Turquia. Erdogan à frente na contagem, com 90% dos votos contados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório