Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Tornados são "bastante raros" em Portugal, mas podem ocorrer esta tarde

Para esta tarde, é expetável a ocorrência de fenómenos meteorológicos mais extremos nas regiões do Interior e do Litoral Norte.

Tornados são "bastante raros" em Portugal, mas podem ocorrer esta tarde
Notícias ao Minuto

12:03 - 26/05/23 por Ema Gil Pires

País Meteorologia

As previsões meteorológicas para esta sexta-feira são tudo menos animadoras. Aliás, tudo aponta para a possibilidade de ocorrência de fenómenos mais extremos esta tarde, desde chuva e ventos fortes, passando por trovoadas, aguaceiros e, eventualmente, até, tornados.

Ao Notícias ao Minuto, um especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que os tornados "são bastante raros" em Portugal. Porém, verificam-se "fatores convectivos" que "indiciam alguma probabilidade" de que isso possa acontecer em certas regiões do país esta tarde.

Nas palavras do especialista, verificam-se hoje "alguns ingredientes" que favorecem o aparecimento de fenómenos dessa natureza, destacando-se a existência de "vento com alguma rotação", como está previsto para esta tarde.

Além disso, estão ainda "reunidas as condições" para a ocorrência de "rajadas de vento e aguaceiros fortes", mas também para a queda de granizo e o aparecimento de trovoada. O especialista ressalvou, no entanto, que estes fenómenos meteorológicos mais extremos são esperados, essencialmente, nas regiões do Interior e do Litoral Norte.

Questionado sobre se as alterações climáticas tornarão a ocorrência de fenómenos desta natureza mais frequentes, o técnico do IPMA considerou ser "difícil fazer essa associação" de momento.

Ao Notícias ao Minuto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha já revelado, na quarta-feira, que a trovoada e a queda de granizo vão manter-se até à próxima semana.

Isto porque Portugal irá continuar a ter a "influência de núcleos depressionários que, umas vezes, estão mais próximos do território do continente e da zona da Península Ibérica".

Já na próxima semana, a tendência aponta para que "continue uma situação depressionária e com condições para continuar a ocorrer aguaceiros e trovoadas". Haverá ainda "dias pontualmente mais gravosos", com "queda de granizo e rajadas de vento".

Sublinhe-se que o IPMA colocou esta sexta-feira 12 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de chuva e trovoada, juntando-se no sábado os outros seis.

Leia Também: Trovoada e queda de granizo vão manter-se até à próxima semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório