Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Expo'98 “foi um momento único na nossa vida contemporânea”

No 25.º aniversário da Expo'98, o chefe de Estado deixou uma palavra de apreço ao mentor António Mega Ferreira, dizendo que o evento "não era possível" sem ele.

Expo'98 “foi um momento único na nossa vida contemporânea”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta segunda-feira, em declarações à CNN Portugal, que a Expo'98 “foi um momento único na nossa vida contemporânea”.

As declarações foram proferidas pelo chefe de Estado no dia em que se comemora o 25.º aniversário da Expo'98, que versava sobre o tema 'Oceanos: Um património para o futuro'.

"É uma iniciativa que arranca sob uma governação e termina numa outra governação (...), e foi muito impressionante ver o que foi o arranque" e a "loucura de milhões de pessoas" que vieram a território nacional durante a realização do evento.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que "Portugal teve uma projeção impressionante, na Europa e no Mundo", por causa desta grande feira internacional - em particular nos meios de comunicação social.

O chefe de Estado deixou ainda uma palavra de apreço a António Mega Ferreira, o mentor da Expo'98, dizendo que o evento "não era possível" sem ele - que foi "quem verdadeiramente liderou, quem afeiçoou o projeto".

Sobre os projetos da autoria deste nome reconhecido do meio cultural em Portugal, o Presidente da República apontou que a Expo'98 foi "o projeto mais marcante" a nascer sob a sua alçada. Por tudo isso, considerou que o nome de António Mega Ferreira é "sinónimo de sucesso".

Por outro lado, sobre um dos temas que estão a marcar a atualidade informativa - as duras críticas tecidas pelo antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, ao Governo de António Costa -, o atual chefe de Estado limitou-se a citar um dos maiores vultos da literatura portuguesa, Sophia de Mello Breyer, para dar conta de que não pretende proferir grandes declarações sobre o tema. "'Vemos, ouvimos e lemos - não podemos ignorar'. Uma coisa é não ignorar, outra coisa é falar", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Os comentários do ex-chefe de Estado - que enalteceu ainda a prestação de Luís Montenegro como presidente do PSD - foram alvo, recorde-se, de reação por parte de vários dos partidos com assento parlamentar (e não só).

[Notícia atualizada às 14h35]

Leia Também: 25 anos da Expo'98. Costa evoca "com gratidão" memória de Mega Ferreira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório