Portugal situa-se abaixo da média da União Europeia (UE) no que diz respeito à percentagem de crianças que frequentam o ensino pré-escolar entre os três e os seis anos.
Este dado é assinalado pela Pordata numa publicação partilhada no Twitter, na qual os responsáveis da base de dados apontam que, em território nacional, a percentagem de crianças que - com esta idade - frequentam creches ou jardins de infância se situa nos 90,5% - distanciando-se da UE, cuja média está nos 93%.
Os analistas recordam ainda que "a participação no ensino pré-escolar é um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas", sendo que a meta a atingir até esse ano na UE é de 96%.
Ainda segundo os dados analisados pela Pordata, França é o país onde mais crianças frequentam estas instituições de ensino (100%). Neste 'top' europeu segue-se a Bélgica, com 97,9% e a Dinamarca, com 97% - dados de 2021.
A participação no Ensino pré-escolar é um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Na UE, a meta é, até 2030, que pelo menos 96% das crianças entre os 3 e 6 anos estejam na creche. Este valor em Portugal situa-se nos 90,5% , abaixo da média da UE (93%).
— PORDATA (@PORDATA) May 18, 2023
Os países que menos crianças tiveram, em 2021, a frequentar creches ou jardins de infância são a Roménia (75,6%), Eslováquia (77,4%) e a Croácia (77,8%).
Leia Também: Mais de 80.000 crianças sem vaga em creches gratuitas