Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Linha cortada após PSP disparar contra suspeito no metro da Bela Vista

Ao aperceber-se da presença policial, o homem "encetou fuga para o exterior e em direção ao Metro da Bela Vista, empunhando uma arma branca e ameaçando agredir os transeuntes".

Linha cortada após PSP disparar contra suspeito no metro da Bela Vista
Notícias ao Minuto

20:38 - 18/05/23 por Notícias ao Minuto

País Lisboa

A circulação da linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa encontra-se interrompida, depois de um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) ter disparado contra um homem que, armado com uma faca, proferia ameaças na estação de Bela Vista, esta quinta-feira.

O Notícias ao Minuto confirmou a ocorrência junto da PSP de Lisboa que, em comunicado, adiantou ter detido um homem de 54 anos "por agressão a polícia com arma branca".

Segundo a missiva, "o efetivo policial foi acionado para a Avenida Vergílio Ferreira, em Marvila, pelas 18h07, por ali haver notícia de uma ocorrência de indivíduo com comportamento agressivo". Já no local, as autoridades "depararam-se com um cidadão que empunhava uma arma branca de grandes dimensões", no interior de um prédio.

Ao aperceber-se da presença policial, o homem "encetou fuga para o exterior e em direção ao Metro da Bela Vista, empunhando uma arma branca e ameaçando agredir os transeuntes". Os agentes perseguiam o suspeito, que "tentou atirar-se para a linha", mas foi impedido pelas autoridades.

Ainda assim, a PSP salientou que "o indivíduo manteve o comportamento agressivo e não colaborante tendo, inclusive, desferido um golpe com a arma branca num dos polícias, cortando o seu fardamento na zona abdominal". Conseguiu, além disso, libertar-se e entrar na linha do Metro, ao mesmo tempo que era perseguido pelos agentes.

A dado momento, o homem "cessou a fuga, virando-se para os polícias e avançando na sua direção". "Apesar das reiteradas ordens e advertências para que largasse a arma, avançou na direção dos polícias, com a faca empunhada com claro intuito de agressão", complementou o comunicado, ressalvando que, "face à gravidade da ameaça, e para além dos disparos de advertência, houve necessidade de recurso a arma de fogo contra o suspeito agressor, de forma menos letal, atingindo-o em ambas as pernas".

As autoridades no local prestaram os primeiros socorros e acionaram os serviços de emergência, que transportaram o homem para uma unidade hospitalar, "onde permanece livre de perigo e sob custódia policial, para futura apresentação a Autoridade Judiciária".

A PSP realçou ainda que um dos agentes envolvidos na ocorrência foi, também, conduzido a uma unidade hospitalar, na sequência de uma queda durante a perseguição, sem gravidade.

"Devido a causa alheia ao Metro, a circulação está interrompida. De momento, não é possível prever a duração da interrupção, que poderá ser prolongada. Agradecemos a sua compreensão", informou a empresa, na rede social Twitter.

A linha vermelha faz a ligação entre as estações do Aeroporto a São Sebastião.

O Metropolitano de Lisboa opera diariamente com mais três linhas: Amarela (Rato - Odivelas), Verde (Telheiras - Cais do Sodré) e Azul (Reboleira - Santa Apolónia).

[Notícia atualizada às 22h28]

Leia Também: Linha vermelha do Metro interrompida e sem previsão para a reabertura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório