Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Pró-Putin na UC? Professor demitido diz-se "indignado e perplexo"

O professor demitido pela Universidade de Coimbra, acusado de "propaganda russa" por dois cidadãos ucranianos, afirma recusar "aceitar críticas de pessoas completamente alheias ao ensino na Universidade de Coimbra".

Pró-Putin na UC? Professor demitido diz-se "indignado e perplexo"
Notícias ao Minuto

12:29 - 17/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Universidade de Coimbra

Vladimir Pliassov, o diretor do Centro de Estudos Russos da Universidade de Coimbra (UC), que foi demitido após ter sido acusado de propaganda russa, afirmou estar "indignado e perplexo" com a decisão da reitoria e "quaisquer acusações deveriam ser feitas com base em factos e não em opiniões questionáveis".

Em causa, recorde-se, está o facto de o professor ter sido acusado de "propaganda russa" por dois cidadãos ucranianos a residir em Coimbra, num artigo de opinião publicado no Jornal de Proença, e de ser o principal representante em Portugal da fundação Russkiy Mir, uma instituição criada por Vladimir Putin e suportada por Moscovo, que tem como principal objetivo a promoção da língua e cultura russas. 

"No dia 10 de maio de 2023, recebi um email do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Coimbra a informar da cessação imediata do meu contrato a título gracioso. Mais tarde, vim a saber que tinha sido por ordem direta do reitor. Assim, por escrito e sem previamente averiguar se as acusações se ancoram. Posso dizer que estou indignado e perplexo", começou por referir Pliassov, num artigo de opinião publicado no jornal Público.

O russo disse ainda não compreender "como é que acusações públicas sobre a alegada propaganda pró-Putin, em nada fundamentadas e claramente provocadoras," conseguiram "manipular tanta gente".

"É incompreensível como pessoas que nunca passaram pelas minhas aulas formaram opiniões e adotaram determinados comportamentos. Não sei o que procuram – um momento de fama ou promoção na sua carreira? Quaisquer acusações deveriam ser feitas com base em factos e não em opiniões questionáveis", sublinhou, acrescentando que recusa "aceitar críticas de pessoas completamente alheias ao ensino na Universidade de Coimbra".

Sobre a demissão o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, afirmou que não "tinha de haver nenhum processo disciplinar" para a suportar e que o professor se encontrava reformado e trabalhava a "título gracioso".

"Houve uma rescisão de contrato de uma pessoa que está reformada. Tinha um vínculo, através de um contrato com a Universidade, mas a título gracioso. Não havia aqui dinheiro envolvido", esclareceu o responsável, que falava à Lusa à margem de uma cerimónia, na Sala do Senado, em Coimbra.

Questionado sobre se teve conhecimento da situação antes ou depois da denúncia, Amílcar Falcão recusou-se a dizer quando é que soube das acusações, vincando, no entanto, que não toma decisões "por impulso".

Leia Também: Professor pró-russo? Universidade recusa divulgar "factos" sobre demissão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório