Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

"Ser solidário em família". Portugal com ACNUR lança novo projeto

Desde fevereiro, a iniciativa conta já com 1.100 doadores mensais.

"Ser solidário em família". Portugal com ACNUR lança novo projeto
Notícias ao Minuto

09:38 - 17/05/23 por Notícias ao Minuto

País ACNUR

A Portugal com ACNUR - o parceiro nacional da Agência da ONU para os Refugiados - lançou um novo projeto, que tem como objetivo "envolver toda a família no apoio à população deslocada" e "consciencializar crianças, pais, avós e até mesmo professores sobre a realidade dos refugiados e formas de doar coletivamente". 

Em comunicado, a Portugal com ACNUR refere que se trata de um "conceito inovador pensado para um doador regular coletivo". Qualquer pessoa interessada em fazer um donativo mensal pode tornar-se uma 'Família com ACNUR' e "terá acesso a conteúdos didáticos e educativos adaptados a crianças sobre direitos humanos, pessoas refugiadas e o trabalho do ACNUR".

"Com estes materiais e atividades, os mais novos podem aprender a diferença entre uma pessoa refugiada ou deslocada internamente; a importância de direitos humanos como o "asilo", de forma didática", explica a diretora nacional, Joana Brandão, citada em comunicado.

Desde fevereiro, a iniciativa conta já com 1.100 doadores mensais, 43% dos quais escolheram ser 'Famílias com ACNUR'.

Kseniia e os dois filhos, "forçados a fugir da Ucrânia e da guerra", foram das primeiras 'Famílias com ACNUR' e agora, "com a vida estabilizada", a mulher tornou-se uma doadora regular. "Este país maravilhoso aceitou a minha família com hospitalidade e fez tudo para nos fazer sentir confortáveis nestas circunstâncias", contou.

A Portugal com ACNUR tem também trabalhado em várias escolas do país, "promovendo ações presenciais", com o objetivo de "ajudar crianças e jovens a compreender melhor a realidade das pessoas apoiadas pelo ACNUR, promovendo, em simultâneo, a cidadania e a empatia para com estas populações vulneráveis".

[Notícia atualizada às 09h59  do dia 18/05]

Leia Também: ACNUR diz que pelo menos 83.758 sudaneses entraram no Egito num mês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório