Tribunal de Castelo Branco tem sala para vítimas de violência doméstica

O Tribunal Judicial da Comarca de Castelo Branco tem uma sala destinada a vítimas de violência doméstica, que resulta de uma parceria com a Amato Lusitano -- Associação de Desenvolvimento (ALAD).

Notícia

© iStock

Lusa
15/05/2023 09:25 ‧ 15/05/2023 por Lusa

País

Castelo Branco

Em comunicado, a ALAD referiu que este espaço surgiu de uma parceria entre a Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Castelo Branco (EAVVD), a Comarca e a Leroy Merlin, "devido à necessidade de humanizar um espaço adequado a vítimas de violência doméstica, enquanto esperam pela diligência judicial no tribunal".

Ao pessoal técnico da EAVVD é solicitado o acompanhamento das vítimas na tomada de declarações para memória futura em diligências judiciais e para que as vítimas se sintam em privacidade é disponibilizada uma sala, na qual podem aguardar o início da diligência.

"Contudo, a mesma não era adequada, nomeadamente para as crianças e jovens, pois, muitas delas, chegam a este espaço numa situação de grande fragilidade", explicou a ALAD.

Após a realização de uma exposição da situação à administração do Tribunal de Castelo Branco, foi facultada uma sala que poderia ser decorada, tornando-a mais acolhedora para receber as crianças e jovens e vítimas de violência doméstica aquando da espera da diligência.

"A empresa Leroy Merlin de Castelo Branco disponibilizou-se em apoiar a equipa a humanizar a sala do tribunal, pelo que procederam à pintura do espaço, cedência de material e a toda a modificação necessária, transformando este espaço na Sala Trevo, um local mais harmonioso, confortável e aprazível".

A EAVVD é uma estrutura gerida pela ALAD, com sede em Castelo Branco, que apoia as vítimas de violência, prestando-lhes serviços gratuitos e confidenciais através de técnicos especializados.

Em 2006, entrou em funcionamento, assumindo uma lógica de trabalho em rede com a articulação de várias entidades públicas e privadas nacionais e locais.

Leia Também: Catorze concelhos de três distritos em perigo máximo de incêndio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas