Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 11º MÁX 19º

Maiores festas religiosas dos Açores arrancam hoje em São Miguel

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres decorrem até dia 18 de maio, na cidade de Ponta Delgada.

Maiores festas religiosas dos Açores arrancam hoje em São Miguel
Notícias ao Minuto

12:10 - 12/05/23 por Notícias ao Minuto

País Religião

As maiores festas religiosas da Região Autónoma dos Açores e segundas maiores do país arrancam esta sexta-feira, dia 12 de maio, na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Depois de dois anos sem se realizarem, devido à Covid-19, e de no ano passado ainda ter decorrido com algumas restrições, este ano as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, prometem decorrer sem qualquer constrangimento até ao dia 18 de maio.

Um dos pontos altos da festa acontece já este sábado, dia 13 de maio, com a saída à rua da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, num cortejo onde participam anualmente milhares de devotos, alguns descalços e com molhos de círios (velas) às costas, no pagamento de promessas.

No domingo, dia 14 de maio, segue-se uma procissão pelas principais artérias de Ponta Delgada, num trajeto que dura cerca de quatro horas.

Além dos vários momentos religiosos que decorrem ao longo de toda a semana, há animação variada nas ruas de Ponta Delgada. De 'barracas' de restauração a bazares, sem esquecer a feira e a iluminação, muitas são as atrações que fazem parte destas festas.

As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres são consideradas a segunda maior manifestação religiosa do país depois das peregrinações a Fátima e fazem deslocar anualmente milhares de peregrinos até à ilha de São Miguel, oriundos das outras ilhas, do continente e das comunidades de emigrantes, nomeadamente Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.

Leia Também: Reitor do Santuário vê JMJ como "oportunidade única" para projetar Fátima

Recomendados para si

;
Campo obrigatório